03 maio 2012

Empreender e desenvolver o Concelho de Tondela

Na passada quarta-feira, dia 2 de Maio, decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal uma Sessão de Apresentação de “Novos Programas para Empreendedores”.

Tratou-se de uma iniciativa organizada pelo Município de Tondela, mas que teve como tónica predominante o trabalho em rede com os diversos atores do território, congregando esforços num objetivo que é comum: empreender e desenvolver o Concelho de Tondela.
A Sessão de Abertura coube ao Sr. Presidente do Município que relevou a importância destas ações numa conjuntura tão negativa, “…em que o modelo económico dos grandes investimentos públicos está esgotado e tem que ser substituído pela lógica do empreendedorismo, esse sim, capaz de criar riqueza e investimento.” O Dr. Carlos Marta, em representação da Câmara Municipal, disponibilizou ainda todo apoio da parte da instituição a que preside para solucionar problemas e assim alavancar e diferenciar a economia local.
A primeira apresentação ficou a cargo do Centro de Emprego de Tondela que falou sobre o Programa “Estímulos 2012”, onde fez uma breve resenha desta nova medida de apoio à contratação por apenas 6 meses, que por um lado flexibiliza o mercado de trabalho, permitindo uma maior rotatividade e apoio aos desempregados jovens.
Seguidamente, e porque o público-alvo eram cerca de três dezenas de empresários, a Diretora Executiva da ADICES explicou exaustivamente todos os pormenores das 4 linhas de candidatura disponíveis ao PRODER, todas elas vocacionadas para o setor primário, nomeadamente para a agricultura e produtos locais.
O último painel foi protagonizado pelo Presidente da AIRV, pelo Diretor Executivo da CIM Dão-Lafões e pelo Diretor da Escola Profissional de Tondela que explicaram o trabalho das entidades que gerem e em que medida estas têm um papel relevante no incentivo ao empreendedorismo, sendo estas, em parceria com a restante comunidade, fundamentais para a afirmação de Tondela na Região e no país.
Estes fóruns são fundamentais para a estratégia de desenvolvimento do território, porque apenas a inovação e a atração de novos talentos trarão o sucesso das comunidades. Esta Sessão de Apresentação de “Novos Programas para Empreendedores” foi apenas um primeiro passo de iniciativas em rede para o apoio aos nossos empresários.