18 maio 2012

O Município de Tondela esteve presente no Welcome Center em Viseu desde o dia 26 de Abril a 15 de Maio

Essa presença contou com uma exposição de diversos produtos locais na área agro-alimentar e vinícola juntamente com algumas instituições públicas e privadas que aproveitaram esta oportunidade para divulgar as suas atividades (ACERT, Quinta do Vale Minhoto e EPT).

Diferenciar um território não é apenas participar em exposições, diferenciar um território é criar dinâmicas e interatividade com atitude pro-ativa contribuindo assim para o fortalecimento do empreendedorismo de base local.
Nesse sentido, o pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Tondela, liderado pelo Vereador Pedro Adão, em parceria com a ACERT, organizou um conjunto de iniciativas de promoção das várias vertentes do território, mais especificamente relacionadas com a cultura e a gastronomia.
No dia 12 de Maio, a ACERT apresentou o espetáculo “P de Poesia” direcionado para crianças que contou com uma dezena de pequenos espetadores.
Na segunda-feira seguinte, dia 14, o Município de Tondela conjuntamente com a Confraria dos Carolos e das Papas de Milho e com a Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo organizaram uma degustação de produtos locais.
Essa prova contou com a presença do Dr. Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro e com o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta. As intervenções foram todas direcionadas para a importância vital dos produtos locais enquanto alavanca da economia local e geradores de emprego. O Dr. Pedro Machado salientou ainda a relevância da gastronomia na atração de turistas à Região Centro.
A ementa ficou à responsabilidade das duas Confrarias presentes e contou com uma mostra de “carolos”, de “ovo à pastora”, compotas, queijo, broa do Caramulo; um conjunto de iguarias confecionadas com ingredientes autóctones que simbolizam bem a diversidade do nosso território.