24 maio 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE TONDELA APRESENTA PROJETO INOVADOR DE MOBILIDADE ELETRICA

No passado dia 19 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, presidiu à inauguração dos postos de carregamento de veículos elétricos no âmbito do projeto E3DL- Mobilidade Elétrica.

O projeto foi apresentado pela Vereadora da Câmara Municipal de Tondela, Engª Carla Pires, que deu a conhecer a composição deste projeto, em Tondela, que integra a rede de eficiência energética e ambiental nos centros urbanos da Região Dão Lafões. É constituído por 3 postos de carregamento rápido de baterias de veículos elétricos, 3 abrigos para os veículos elétricos cuja cobertura é constituída por painéis fotovoltaicos, com vista à produção de energética, um micro carro elétrico, 15 bicicletas elétricas, e tem como objetivo a divulgação da mobilidade elétrica na comunidade. É um investimento no valor de 116.567,00€, comparticipado pelo programa POVT.
O Município procurou efetuar a instalação das unidades de carregamento rápido de baterias de veículos elétricos, em locais de fácil acesso ao público. O pavilhão Municipal de Tondela, o parque de estacionamento do edifício da Câmara Municipal de Tondela e o parque de estacionamento da estação de caminho-de-ferro de Tondela, foram os locais escolhidos para a instalação dos postos de abastecimento.
Os postos de carregamento instalados estão inseridos na rede nacional de postos de carregamento de baterias de veículos elétricos – MOBI., o que significa que qualquer pessoa aderente à rede poderá carregar o seu veículo nestes postos de carregamento.
As quinze bicicletas adquiridas pelo Município serão disponibilizadas gratuitamente para cidadãos e turistas, bastando ser requisitadas no posto do turismo e no parque urbano de Tondela.