03 Jun. 2013

XV EDIÇÃO DO PORTUGAL DE LÉS A LÉS PASSA NO CONCELHO DE TONDELA

Foi apresentado na passada segunda-feira, dia 3 de Março, o 15º Portugal de Lés-a-Lés que este ano inclui o Concelho de Tondela no percurso.

A apresentação deste evento foi através de Conferência de Imprensa presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, e que contou com duas presenças especiais, a de Ernesto Brochado, membro da Federação de Motociclismo de Portugal e da entidade organizadora, e com a presença de um participante muito especial, mais conhecido pelas bicicletas, mas que também gosta de desportos motorizados, Cândido Barbosa.
O Portugal de Lés-a Lés é uma maratona mototurística sem fins competitivos que atravessa o país em 24 horas, repartida por dois dias, conciliando o gosto pelo desporto motorizado com a aventura e a vertente turística. A edição deste ano conta 1000 inscrições, perfazendo um total de 1200 participantes. O trajeto de 2013 faz a ligação entre Fafe e Alzejur, sendo a pernoita em Castelo de Vide.
Tal como explicou o organizador da prova, Ernesto Brochado, os motards entrarão no Concelho de Tondela por volta das 10h30m do próximo domingo, dia 9 de Junho e farão uma visita ao Museu do Caramulo. De seguida, e com o apoio do Motoclube “U’Zibbs”, que farão o controlo dos participantes, serão encaminhados para a “Olaria Moderna” em Molelos, onde poderão ter um contacto direto com a arte do barro negro e a construção de peças únicas do nosso território.
Após esse contacto com o património dirigir-se-ão à cidade de Tondela, onde farão uma visita por todo o centro histórico regenerado, sendo o almoço servido junto à Estação de Tondela da Ecopista do Dão.
O Sr. Presidente do Município encerrou a Conferência realçando a importância destas iniciativas que cumprem uma dupla função, atraindo por um lado pessoas a estes pontos do interior, permitindo pequenos mas fundamentais ganhos para a economia local e simultaneamente a promoção do território e das suas potencialidades através da experiência in loco de diferentes visitantes, de diversos países da Europa.