11 Jun. 2013

SR. BISPO DA DIOCESE DE VISEU VISITOU A CÂMARA MUNICIPAL DE TONDELA

No passado dia 07 de junho, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelos restantes membros do executivo camarário, recebeu no edifício dos Paços do Concelho, o Sr. Bispo de Viseu, D. Ilídio Pinto Leandro.

Após uma visita às instalações da Câmara, seguiu-se o momento solene de receção ao pontífice efetuado no Salão Nobre.

No uso da palavra, Dr. Carlos Marta mostrou o seu agrado em receber o Sr. Bispo nos Paços do Concelho, e agradeceu o contributo e estímulo pessoal que tem vindo a dar à comunidade do Concelho de Tondela, referindo ainda que “…durante todo o tempo que teve em visita ao Concelho, teve a oportunidade de conhecer as nossas gentes instituições, potencialidades, mas igualmente as nossas coisas menos boas. Mas de uma coisa temos a certeza, encontrou um Concelho vivo, dinâmico, com instituições fantásticas e mobilizadoras para resistir á crise que nos assola, com esperança, solidariedade e muita fé”.

O autarca não quis deixar de lembrar as comparticipações concedidas durante os seus 12 anos de funções, para a restauração e edificação do património religioso, afirmando também que a relação do Município com a Igreja Católica é próxima, havendo sempre disponibilidade para ajudar a procurar encontrar convergências que vão ao encontro das aspirações das nossas comunidades.

Seguiu-se a intervenção de D. Ilídio Pinto Leandro, onde referiu “…que para ele foi muito enriquecedor encontrar um Concelho dinâmico e vivo, onde as pessoas que mais do que se lamentar da realidade vivem a vida com uma atitude de esperança e confiança”.

Em Tondela, verificou a existência de muitas empresas com muita exportação e para admiração dele partilhou dos empresários muita confiança e serenidade, com uma grande abertura do futuro e uma expectativa muito positiva. Tondela é para o Sr. Bispo, um Concelho belo e trabalhador, onde mesmo a nível agrícola é notório um trabalho que as pessoas apreciam, estimam e cultivam.

D. Ilídio Pinto Leandro terminou o seu discurso agradecendo toda a receptividade que teve não só na Câmara Municipal, como também em qualquer um dos lugares da freguesias, tendo tido a possibilidade de verificar a excelente e nobre forma com que os presidentes de junta se relacionam com as pessoas. Desejou desta forma, que o Concelho continue com a auspiciosa foram de acolher e criar condições para viver.