O projeto Hortinhas Solidárias, iniciado no passado dia 16 de Abril, da iniciativa da Câmara Municipal - Gabinete de Apoio ao Agricultor, tem como objetivo principal a promoção da atividade agrícola, através da promoção da formação no domínio da horticultura, dando-se principal enfase à componente prática.

Pretende-se com este projeto a valorização e desenvolvimento da prática da agricultura, formação dos agricultores do concelho e promover princípio de solidariedade, sendo a Confagri a responsável pelo plano formativo.
O projeto iniciou-se com 25 formandos, com um plano formativo de 225 horas, durante o qual os formandos poderão valorizar as suas competências nos mais diversos setores, desde a cultura da batata, alface etc.
Nesta fase, já poderão ser observadas algumas culturas, nomeadamente a da batata e couve.
A componente formativa do projeto Hortinhas Solidárias irá decorrer até ao dia 11de Julho.
Como complemento desta formação prática, a Câmara Municipal de Tondela em conjunto com o IEFP, desenvolveu um plano formativo complementar na área da gestão agrícola, encontrando-se neste momento a decorrer em simultâneo a Técnicas de Merchandising, que terminará até ao dia 28 de Junho.