08 Out. 2013

Dia Mundial do Animal assinalado em Tondela

No dia 4 de Outubro, os Serviços de Coordenação e Controlo Higio-Sanitario do Município de Tondela, em colaboração com a ANIMAS (Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social) e com o apoio da Biblioteca Municipal, assinalaram o Dia Mundial do Animal, com três sessões de sensibilização, duas para crianças e uma para jovens e menos jovens, sobre a importância do tratamento, treino e educação dos animais de companhia, em geral, e dos cães de assistência, em particular.

Rosalina Loureiro, técnica superior dos Serviços de Coordenação e Controlo Higio-Sanitário do Município, fez a apresentação das sessões salientando os cuidados básicos a ter com os animais, a alimentação, a higiene, a vacinação e o que fazer quando eles adoecem ou envelhecem.
O Eng.º António Correia Neves, voluntário da ANIMAS, falou-nos especificamente do papel dos cães de serviço, cães individualmente instruídos para auxiliar indivíduos com incapacidades motoras nas tarefas quotidianas. Todos sabemos como o simples cuidar dos animais de estimação pode ajudar as crianças a desenvolverem a sua auto-estima e sentido de responsabilidade. Especificamente no caso de deficiências ou limitações físicas, o cão de assistência, para além de diminuir a necessidade de dependência da ajuda dos outros, pode também proporcionar um aumento da auto-estima, uma atitude mais assertiva e auto-confiante e  ainda conforto e alívio em ocasiões de stress ou quebra emocional. Com a colaboração de dois cães seus, o Eng.º António Neves demonstrou o tipo de tarefas que os cães de serviço podem fazer como abrir portas, recolher objetos do chão, acender interruptores, transportar objetos, etc.
Para além do cão-guia, que auxilia pessoas com deficiência visual, os cães podem também ser educados para auxiliar pessoas surdas, identificando, chamando e indicando fontes sonoras como o som do microondas, da campainha da porta, de um alarme de incêndio ou o choro de um recém-nascido.
O sucesso na adaptação dos animais aos seus donos depende da preparação e educação de ambos, sendo que os comportamentos dos cães resultam em grande medida das atitudes do dono.
Sendo o principal objetivo destas ações educar a sociedade em relação aos cuidados a ter com os animais de companhia, elas dirigiram-se quer aos mais pequenos, que estão mais atentos e podem sensibilizar os adultos para alterarem os seus comportamentos, tendo em atenção que o respeito pelos animais é uma extensão do respeito pelo ambiente e pelos seres humanos, quer aos mais velhos e às pessoas com necessidades especiais, uma vez que todos podem beneficiar do auxílio e da companhia dos animais.
A iniciativa juntou 338 pessoas em três sessões, a saber, 36 professores e educadores, 165 crianças do pré-escolar (Infantários de Sabugosa, Parada de Gonta, Lajeosa do Dão, S. Miguel do Outeiro, Guardão, Nandufe, Molelos, Misericórdia de Tondela, Misericórdia do Vale de Besteiros e EB 0 de Tondela), 90 alunos do 1º ciclo do Centro Escolar de Tondela, 31 jovens adultos da ASSOL e 16 idosos do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros que ofereceram 40 quilos de ração  para os animais do Canil Municipal.