12 Dez. 2013

Presidente da Câmara apresenta o Orçamento 2014 aos Presidentes de Junta

O executivo camarário apresentou, no dia 11 de Dezembro, aos Presidentes de Junta do Concelho, no Auditório do Museu Terras de Besteiros, as linhas estratégicas do Plano de Atividade e Orçamento para o ano de 2014.

O início da reunião foi marcado por uma análise e discussão das Leis nº 73 e 75 de 2013, que estabelecem, respetivamente, o regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais e o regime jurídico das autarquias locais, aprova o estatuto das entidades intermunicipais, estabelece o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e aprova o regime jurídico do associativismo autárquico. Depois de uma análise introdutória feita pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. José António Jesus, foi aberto um período de discussão e apresentação de questões por parte dos Presidentes de Junta. Seguidamente, o Presidente do Município apresentou minuciosamente as linhas estratégicas do Plano de Atividade e Orçamento 2014, explicitando detalhadamente algumas das suas rubricas. O documento foi elaborado num quadro de grande exigência e rigor de gestão financeiros, e tem como uma das suas grandes linhas o investimento na qualificação das pessoas e nos domínios sociais, nomeadamente nas áreas da educação e ação social. Foram também apresentados os investimentos para a valorização ambiental da área ardida da Serra do Caramulo, mais concretamente, no domínio da requalificação viária e beneficiação de caminhos e linhas de água. Depois da apresentação por parte do Presidente do Município, foi novamente dado lugar à auscultação dos Presidentes de Junta. A reunião decorreu de forma cooperante e num clima de grande transparência, tendo sido reforçada a determinação deste Executivo, num trabalho colaborativo com as Juntas de Freguesia, para manter o nosso Concelho e as suas freguesias na rota do desenvolvimento e da prosperidade.