21 Fev. 2014

Câmara de Tondela apresentou o Plano de Revalorização da Serra do Caramulo

Numa conferência de imprensa realizada no dia 20 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Tondela apresentou o Plano de Revalorização da área ardida da Serra do Caramulo, com especial enfoque no projeto de reflorestação “Plantar o Caramulo”.

Esta ação de reflorestação é a primeira de diversas ações que o Município irá levar a cabo com o objetivo de revalorizar a área ardida da Serra do Caramulo. Depois dos incêndios do verão passado, a ação do atual executivo camarário centrou-se essencialmente em assegurar os apoios estruturais às populações e ao desenvolvimento das potencialidades florestais e turísticas da Serra.
Após a caracterização das medidas a tomar, foram efetuadas duas candidaturas a apoios financeiros junto do Fundo de Emergência Municipal e do PRODER, cujos valores ascendem a mais de 2,2 milhões de euros. No âmbito destas candidaturas, estão previstas intervenções de recuperação de infraestruturas, nomeadamente no tratamento de encostas, linhas de água e caminhos nas freguesias afetadas pelos incêndios.
 Os indicadores e objetivos apresentados são de uma grande exigência, mas refletem uma visão estruturada de sustentabilidade, cuja prioridade é a reconstrução do potencial da Serra do Caramulo.
A concretização deste Plano implica uma forte envolvência pedagógica dos vários autarcas, dos produtores florestais e da sociedade civil.
Neste contexto, o Município desenvolverá outras ações, das quais se destaca também a realização de um seminário no próximo dia 8 de março subordinado à temática da revalorização patrimonial da Serra do Caramulo, onde estarão presentes várias personalidades, numa parceria estratégica com o Agrupamento de Escolas Tomás Ribeiro e, em particular, o projeto “Renascer das Cinzas”, enquadrado com a Escola Básica 2/3 do Caramulo e o Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo.
No dia 22 de março irá decorrer a primeira ação de reflorestação em áreas relevantes e simbólicas da Serra do Caramulo. Esta iniciativa pretende agregar e envolver toda a sociedade, particularmente os movimentos cívicos, de voluntariado, as associações culturais, desportivas, recreativas e sociais e as diferentes instituições públicas que se associam a esta ação.
Com esta ação, o Município de Tondela deu início a um conjunto de iniciativas que, aliadas à persistência e determinação das gentes do Concelho, irão devolver à Serra do Caramulo a vida e a força que a caracterizam, reforçando as potencialidades que o nosso território oferece.