28 Nov. 2014

Tondela+10 com concurso aberto até ao dia 31 de dezembro

Decorreu no dia 26 de novembro, a sessão pública de apresentação do concurso e normas de apresentação de candidaturas ao desenvolvimento de projetos ao Tondela+10, seguido de um Seminário intitulado “Empreendedorismo e estratégias locais de (des)envolvimento”.

Com o mote de que “O futuro não se prevê, prepara-se!”, o vereador responsável pelo projeto, Pedro Adão, iniciou a cerimónia convidando a subir ao palco os diferentes intervenientes no debate e Miguel Torres que apresentou sumariamente o Tondela+10, bem como todos os procedimentos relativos à candidatura.
Trata-se de um projeto pioneiro, de carater evolucionário e que devido à sua singularidade é um permanente processo de aprendizagem. Trata-se de uma iniciativa que pretende captar 10 jovens com formação superior, com 10 novas ideias de negócio que poderão maturar através de um estágio profissional de um ano, tendo ainda a possibilidade de incubação durante meio ano. A candidatura será feita exclusivamente num formulário online, que terá que ser preenchido na totalidade, em www.tondelamais10.pt. Todas as normas para o processo de seleção de candidaturas estão no site, estando a coordenação do projeto disponível para qualquer esclarecimento adicional.
Seguiu-se o debate moderado pelo Professor Artur da Rosa Pires (Universidade de Aveiro) que explicou o caráter diferenciador do Tondela+10. Após alguns considerandos, usou da palavra o Dr. Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, que partilhou com os presentes o arrojado “Smart Rural Living Lab” naquele território de baixa densidade populacional.
Incluído no painel, Dr. Paulo Santos, representante do Instituto Pedro Nunes, explicou o conceito da incubadora de empresas que integra e qual o contributo que esta entidade pode dar neste e em projetos similares.
Em representação do mundo empresarial, o Engº Adolfo Silva, administrador da Brose, explanou de forma pragmática porque se associava ao Tondela+10, desafiando todos os candidatos a serem persistentes e perseverantes, pois fenómenos como a globalização são simultaneamente ameaças e oportunidades, realidade essa que devemos encarar com disciplina e trabalho, pois assim será possível alcançar o sucesso.
Em representação da CCDR Centro, usou da palavra o Dr. Joaquim Felício que ilustrou o debate com bons exemplos de empreendedorismo que vão surgindo na nossa região e que poderão ter enquadramento estratégico no próximo quadro de apoio comunitário 2020.
A sessão foi encerrada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António Jesus, que salientou a importância deste projeto para o território. A materialização do Tondela +10 é a inovação através da captação de talentos e massa crítica, com projetos de negócio geradores de riqueza e emprego, mas tendo por base aqueles que são os nossos recursos territoriais, potenciando-os e valorizando-os.
O desafio está lançado, e o objetivo é acrescentar mais 10 ao território!!
www.tondelamais10.pt