15 Dez. 2014

Tondela celebra o Natal

O concelho de Tondela, e em particular, na cidade, já sente o espírito natalício.

O Município, através dos seus diferentes pelouros, encontra-se a desenvolver atividades de animação cultural e educativa e de promoção do comércio local, que, para além de alegrarem a celebração do Natal, constituem também fatores de promoção do nosso território e das nossas gentes.
Assim, decorre a campanha de promoção do comércio local que apresenta um conjunto de ações de incentivo ao dinamismo da atividade económica local, nomeadamente do comércio tradicional.
Para além da possibilidade de aceder a descontos em 61 estabelecimentos comerciais, irão ser realizadas diversas atividades de animação de rua, nomeadamente em parceria com grupos de dança e ginásio locais e com grupos de cantares do concelho.
No dia 20 de dezembro irá realizar-se uma edição especial do Mercado Ao’Sabor na Rua Lannemezan, e no dia 27 ocorrerá a segunda edição deste mês junto à Câmara Municipal.
Até ao dia 23 de dezembro, pode também ser visitada a exposição “Um Presente cheio de Natal”, onde poderá encontrar presentes originais, resultado do trabalho dedicado dos nossos artistas e artesãos locais.
Durante o período de férias escolares, decorrerá também na Biblioteca Municipal a Ludoteca de Natal, iniciativa que proporciona às crianças entre os 6 e os 10 anos um conjunto de experiências (expressões artísticas, cinema, modelagem de barro, dança e música) para ocuparem os seus tempos livres.
Numa iniciativa também da Biblioteca Municipal, através do Pelouro de Educação do Município, encontra-se a decorrer a campanha “Natal Solidário, com a recolha de vestuário, brinquedos e alimentos para proporcionar um Natal diferente a crianças mais carenciadas.
No dia 20 de dezembro haverá, no Pavilhão Municipal, uma Mega Aula Solidária de Zumba e Djembel, podendo cada participante oferecer um destes bens.
As rotundas e os espaços verdes do concelho e Parque Urbano da Cidade também se encontram embelezados com os trabalhos dos alunos das escolas do concelho e das associações que participam na II edição do concurso "Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar”, numa dinâmica que muito enriquece a vivência urbana da cidade e do concelho.
Podemos encontrar 12 construções (entre árvores e presépios de Natal) que embelezam os corações de quem os construiu e alegram os sentidos de quem visita ou contacta com estes espaços.
A cidade veste-se de Natal, ao mesmo tempo que se incentiva a criatividade e originalidade recorrendo à reutilização de materiais reciclados, promovendo uma nova atitude face às questões de defesa e proteção do ambiente.
Aliada a esta dinâmica promovida pelo Município, que inclui igualmente a iluminação de Natal na cidade, reconhecemos também o trabalho e a dedicação dos agentes locais e do movimento associativo que contribuem para que o nosso concelho tenha um brilho especial nesta quadra natalícia.