12 Fev. 2015

“Missão Reciclar” apresentou resultados em Tondela

Decorreu no dia 11 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão de apresentação de resultados da Missão Reciclar, iniciativa da Sociedade Ponto Verde, que teve início em dezembro de 2013 e irá terminar em março deste ano.

Esta ação constitui o maior projeto de sensibilização a nível nacional e passou por Tondela no passado dia 4 de fevereiro, batendo à porta de 4200 lares. Destes foram contactados 828 munícipes, que se afirmaram como amigos da reciclagem, pois efetuam a separação de embalagens, vidro e papel, tendo recebido o kit Ecobags (constituído por três sacos das cores do ecopontos para a separação seletiva). Assim, 71% dos munícipes alcançados por esta iniciativa reciclam, número que está em linha com a média nacional.
Estes resultados foram apresentados por Mário Raposo, diretor de marketing da Sociedade Ponto Verde, que salientou ainda que Portugal está neste momento melhor preparado para atingir as metas previstas no PERSU 2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos), que tem como objetivo de chegar aos 70% de retomas urbanas de embalagens. A gestão de resíduos, para além da questão da sustentabilidade ecológica, constitui-se também hoje em dia como área de desenvolvimento económico, com impacto no PIB atualmente de 360 milhões de euros por ano, e gerador de emprego, sobretudo a nível local.
O Presidente do Município, José António Jesus, salientou a importância e a preocupação que o Município atribui à área ambiental, apontando a necessidade de abraçar o desafio do futuro mas com sentido no presente. E o desafio mais próximo passa por reforçar a redução da deposição em célula em aterro sanitário nos próximos anos, tal como prevê o Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
“Temos tido um trabalho contínuo em termos do incremento destas novas abordagens, valorizando a reciclagem, criando uma cultura de pedagogia, em particular no domínio das escolas, favorecendo a interiorização destas novas práticas”, acrescentando que esta questão também constitui um problema financeiro, “que podemos atenuar se soubermos valorizar, reaproveitar e reciclar muitos dos materiais que têm valor comercial”, salientou o Presidente da Câmara de Tondela.
No desafio de fazer face às novas dinâmicas de ação face às questões ambientais, o Dr. José António Jesus relembrou ainda o facto do Município de Tondela estar entre os 26 municípios portugueses parceiros do projeto AdaptClima, que virá a desenhar a futura Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.