24 Mar. 2015

Centenas de voluntários voltaram a “Plantar o Caramulo”

No seguimento da iniciativa “Plantar o Caramulo”, a Câmara Municipal de Tondela, em colaboração com a Junta de Freguesia do Guardão e de Santiago de Besteiros, levou a efeito, no dia 21 de março, uma nova ação de reflorestação da Serra do Caramulo, que recaiu nas áreas ardidas das zonas dos Viveiros, do Carvalhinho e do Monte de S. Marcos.

Com a presença do vice-presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Engº João Pinho, dos militares dos GIPS e SEPNA, do presidente do Município, José António de Jesus, e respetivos vereadores, do Presidente da Junta do Guardão, António ferreira, do Presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros dos Padrinhos da Floresta ( Fresenius-Kabi/Labesfal, Agrupamentos de Escolas, Escola Profissional, Rotary Club, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, Movimento Cívico para a Reflorestação da Serra do Caramulo, entre outras entidades locais e voluntários, decorreram várias ações de adensamento, retancha e limpezas.
Os locais escolhidos para este ano foram, Parque dos Viveiros no Caramulo, Carvalhinho e Monte de São Marcos em Santiago de Besteiros do Caramulo, e as espécies utilizadas nas ações de adensamento foram, sobreiros, carvalhos, castanheiros, pseudotsugas e pinheiros, pretendendo-se deste modo fomentar a biodiversidade do local. Alem das diversas ações referidas anteriormente, o Município de Tondela para este ano quis reforçar a importância de cuidarmos da floresta, bem como das plantações feitas em anos anteriores, ideia que foi reforçada no local pala constatação da regeneração espontânea que se está a verificar.
Antes do início da ação de reflorestação, o Presidente da Câmara, José António de Jesus, teve oportunidade de agradecer a disponibilidade de todos que, com os voluntários do Carvalhinho e de S. Marcos, totalizaram cerca de 600 pessoas, com destaque para as crianças das escolas, as quais, naturalmente, plantam árvores para o seu tempo, pois dado o seu processo de crescimento, serão árvores para as gerações futuras.
Na sua intervenção referiu que iriam ser plantadas cerca de 10.000 árvores, “numa área emblemática da Serra do Caramulo” e que, sendo uma “ação simbólica, não deixava de carregar, ela própria, um valor muito importante que é o da preservação ambiental e da defesa da floresta”.
Deste modo, o autarca cumprimentou os diferentes clubes de floresta, as escolas, os padrinhos da floresta e as entidades que co-financiaram e apoiaram esta iniciativa e que, “mais do que as palavras, é ação e é para isso que todos aqui viemos para que, com o nosso exemplo e com este testemunho, possamos não só plantar uma árvore, mas acima de tudo, manter o desejo de cuidar dela ao longo da nossa vida”, desafiou.
“Nós não só devemos plantar como devemos cuidar e por isso este ano o mote é ‘plantar e cuidar’, nomeadamente aquelas que foram já plantadas, para que possam manter-se, com o crescimento e com a sua vitalidade, a mesma esperança que em todos nós haverá de perdurar”, concluiu.
Depois da ação de plantação, teve lugar uma deslocação do executivo camarário e do vice presidente do ICNF, Engº João Pinho, a algumas áreas que já foram alvo de trabalhos de intervenção no âmbito do tratamento de encostas, linhas de água, caminhos, bermas e valetas. Estas intervenções, que rondam o montante financeiro de cerca de 1 milhão e 300 mil euros, resultam das candidaturas efetuadas pelo Município no quadro do Proder e que visam a criação de medidas de estabilidade pós-fogo.
A ação continuou, com a visita ao local de plantação em São Marcos culminando no Carvalhinho.