25 Jan. 2018

Tondela e Campo de Besteiros acolheram palestra “Plenas Manifestações de Risco em Tondela”

O professor da Universidade de Coimbra, Luciano Lourenço, esteve em Tondela e em Campo de Besteiros para apresentar a palestra “Plenas manifestações de risco em Tondela - algumas causas e medidas de prevenção”.

A primeira sessão decorreu na manhã de terça-feira, dia 23 de janeiro, no Auditório Municipal de Tondela, repetindo-se a sessão durante a tarde, na Escola Básica 2,3 de Campo de Besteiros.
Na sua intervenção, o também presidente da RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança defendeu que, no que respeita aos incêndios florestais, a primeira batalha passa por diminuir o número de ocorrências. "Se forem menos incêndios, há mais bombeiros disponíveis para os atacar", apontou.
De acordo com Luciano Lourenço, "os bombeiros muitas vezes também não chegam a tempo, porque dispersam-se por muitos incêndios", o que revela a importância do número de ocorrências.
“Se o número de incêndios em Portugal não for reduzido, "os bombeiros não vão ter capacidade para dar resposta a tudo", destacou.
Luciano Lourenço é doutorado em Geografia Física, professor da Universidade de Coimbra e tem um vasto currículo e trabalho de investigação realizado na área dos Riscos e da Prevenção dirigindo vários centros de investigação superior como o Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais,  a Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (UC) e a Linha de Investigação sobre “Riscos e Catástrofes” do CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (UC, UP e UM).
Estas palestras foram projetadas e realizadas no âmbito da Rede de Bibliotecas de Tondela, pela Biblioteca Municipal e pelas Bibliotecas Escolares do Concelho.
A atividade reuniu professores do departamento de Geografia e de outras áreas e alunos das escolas Secundária de Tondela, Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo do Campo de Besteiros, Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo do Caramulo e Escola Profissional de Tondela.