16 Fev. 2018

Inauguração da exposição “Cinzas” a 24 de fevereiro

Devastação deixada pelos incêndios de outubro de 2017 captadas pela lente de Miguel Valle de Figueiredo

O pós 15 e 16 de outubro de 2017 levou Miguel Valle de Figueiredo a fazer um registo fotográfico, sem artifícios ou efeitos fáceis, num olhar próximo que serve para transmitir a devastação do território, património natural e construído, mas que retrata também a brava resistência e força dos mais atingidos.
“Cinzas” é o nome de código atribuído a este projeto fotográfico documental, do fotógrafo profissional que tem raízes em Tondela, o concelho mais atingido pelos incêndios de outubro do ano passado.
Esta singela e justa homenagem, a que se associou a Câmara Municipal de Tondela e a ACERT, visa lembrar todos os que sofreram com maior ou menor intensidade este flagelo, mas também para que os vindouros possam ter a noção do que realmente se passou neste território e com estas populações.
Para tal, foram selecionadas mais de 40 fotografias, que serão apresentadas ao público a 24 de fevereiro. A inauguração desta mostra está agendada para as 21:00, na ACERT, em Tondela.
Em simultâneo, esta mostra tem ainda uma vertente solidária, que tem por objetivo a venda das obras a particulares, instituições e empresas, sendo o resultado entregue à causa solidária da região de Tondela.
A mostra, com entrada gratuita, estará patente na ACERT até dia 31 de março.

Breve nota curricular do autor:
Itália, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América ou China.  Foi responsável fotográfico por diversos álbuns e livros com destaque para “Um Certo Olhar”, “Ericeira, Mar de Tradições”, “Embaixadas Portuguesas” e “Património Mundial de Origem Portuguesa”.
Tem sido júri de vários concursos de fotografia, entre os quais se salientam “FNAC - Novos Talentos de Fotografia” e “Foto - Sub / Campeonato Nacional de Fotografia Subaquática” ou “Ericeira, Um Mar de Tradições”, tendo fotografias suas em várias coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.

Exposições Individuais:
- “São Petersburgo, Mil Luzes de Uma Cidade” (São Petersburgo - Rússia )- “Indonésia, Um Olhar Português” (Cascais, Madeira, Coimbra, Ermesinde, Tomar, Ericeira, Lisboa);
- “Pretos e Brancos - Fotografias de Jazz” (Almada, Ericeira, Lisboa, Portimão, Madeira, Tondela);
- “Estádios de Alma” ( 2006 Berlin Rathaus, Berlim  - Alemanha);
- “Alentejo” ( Lisboa, Rio de Janeiro - Brasil);
-“Queima do Judas” (Tondela, Oliveira de Frades);
- “Things That Used to Be (Lisboa).

Exposições coletivas:
- “Fotografias à Volta do Mundo” com Luís F. Catarino (Porto, Coimbra, Lisboa);
- “Oriente-se” com J. Pinto Ribeiro – Exposição conjunta sobre Indonésia e Tailândia (Lisboa);
- “Tailândia, Rostos e Paisagens” com J. Pinto Ribeiro (Lisboa, Setúbal, Vilamoura, Porto);
- "Maresias” (2010), “Ericeira a 4 Mãos" (2012) e “Prevent’Art Lx44” (2015) com o pintor Miguel Barros.