05 Mar. 2018

Município de Tondela assinala Dia Mundial do Artesão

O Município de Tondela está a preparar as comemorações do Dia Mundial do Artesão, que irá decorrer de 19 a 23 de março.

No dia 19 de março terá lugar uma mesa redonda, no Mercado Velho de Tondela, com início pelas 15:00, intitulada “Artesanato, um elemento inovador!”, que contará com quatro convidados.
Pela mão do diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, Gonçalo Ginestal, serão trazidas as “Medidas de Apoio e Financiamento às Artes e Ofícios Tradicionais, através do programa de Promoção de Artes e Ofícios”; enquanto que o presidente da direção da Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro, João Mário Amaral, irá aludir ao ‘Artesanato 360 Graus’.
O terceiro convidado da tarde é Fernando Gaspar, coordenador do Gabinete para a Promoção das Artes e ofícios CEARTE, que irá abordar a “Carta de Artesão e Certificação de Produtos Artesanais”.
A última intervenção será levada a cabo por Filipe Simões, que trará um testemunho de sucesso, de quem passou de artesão a empresário na área da marcenaria/carpintaria.
A moderação estará a cargo do vereador do Desenvolvimento Rural da Câmara de Tondela, Pedro Adão.
A fechar a tarde, será exibido o filme “Soenga – Método Tradicional de Cozedura de Louça Preta”.
As comemorações do Dia Mundial do Artesão incluem ainda três workshops: às 14:45, do dia 20 de março, Fernando Paz lidera um workshop de miniaturas em madeira; às 15:00, do dia 21 de março, Francisco Almeida conduz um workshop de peças artesanais com molas da roupa em madeira; e às 15:00, do dia 22 de março, a Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões leva a cabo um workshop sobre as voltas que o linho dá.
O acesso a todas as atividades é gratuito.