26 Mar. 2018

Importância da Serra do Caramulo discutida em seminário

A importância e as potencialidades da Serra do Caramulo estiveram no centro do debate de um seminário, que decorreu no último sábado, dia 24 de março, no Hotel do Caramulo.

O seminário intitulado “A Serra do Caramulo como recurso didático promotor de educação para a sustentabilidade” contou, na sessão de abertura, com a presença do presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus; o diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, Júlio Valente; a diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão (CFAE-PB), Rosa Carvalho; e o presidente do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEIS Caramulo), Luís Costa.
Nesta ocasião, o presidente da Câmara de Tondela realçou a relevância do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEIS Caramulo) e a importância de se discutirem questões relacionadas com a floresta, especialmente nesta fase pós-incêndios.
Ao longo da manhã foram apresentados dois painéis, sendo o primeiro -  moderado pela vereadora da Educação da Câmara de Tondela, Sofia Ferreira - dedicado à importância de uma floresta biodiversa para a valorização do território e para o desenvolvimento sustentável, com especial destaque para a Botânica e a Geologia que caraterizam a Serra do Caramulo.
Estes temas foram abordados pelo diretor da Escola Secundária Viriato, Pedro Ribeiro, e pela professora da mesma instituição de ensino, Margarida Morgado.
Ainda neste primeiro painel, a investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Joana Alves, aludiu à multifuncionalidade, sustentabilidade e valorização da floresta.
Já o segundo painel abordou o tema que deu nome ao seminário, com o presidente do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEIS Caramulo), Luís Costa, a moderar a apresentação pública dos trabalhos realizados pelos docentes nas ações de formação, sobre a supervisão dos formadores.
A sessão de encerramento coube ao vereador do Desenvolvimento Rural e do Turismo da Câmara de Tondela, Pedro Adão, e à diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão (CFAE-PB), Rosa Carvalho.
Este seminário resultou da parceria do Município de Tondela com o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, o Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão e o Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo.