27 Mar. 2018

Ação de sensibilização sobre sistema de identificação de cores para daltónicos

A Biblioteca Municipal de Tondela acolhe, a 11 de abril, uma sessão de sensibilização sobre o ‘Color Add’, sistema de identificação de cores para daltónicos desenvolvido por Miguel Neiva, designer gráfico português e professor da Universidade do Minho. Esta sessão, agendada para as 15:00, vai contar com a presença de Miguel Neiva.

O projeto ColorAdd procura ajudar a minorar um problema que afeta quase 10% da população masculina mundial, o daltonismo. Este código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (ciano, magenta e amarelo), complementadas com o preto e o branco. Para cada uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes.
A sessão de sensibilização ColorAdd é totalmente gratuita para os participantes e está aberta a todos, tendo por missão alertar a comunidade em geral e a comunidade escolar em particular para o problema do daltonismo.
A iniciativa conta com o apoio do Município de Tondela e da Rede de Bibliotecas de Tondela, na medida em que é uma forma de dar a conhecer um sistema inclusivo que pode assegurar aos indivíduos com problemas perceção visual a acessibilidade à cor nas bibliotecas e nas salas de aula.
A inscrição prévia dos participantes pode ser realizada até ao dia 6 de abril, diretamente na Biblioteca Municipal de Tondela ou por e-mail enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.