29 Mar. 2018

Mês da Leitura nas Bibliotecas da Rede Concelhia de Tondela

As atividades do Mês da Leitura na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e nas escolas do concelho de Tondela decorreram a bom ritmo, com iniciativas para os alunos de todas as idades.

A semana começou com o espetáculo sensorial “Oh! O Urso” da Estação das Letras, uma história original apresentada às crianças do pré-escolar.
Para os alunos do ensino secundário foi exibida no Auditório da ACERT a peça de teatro “Sem Medo, Maria!” levada a cena pelo Grupo de Teatro Molhe de Grelos, uma adaptação do livro de Fernanda Freitas que foca o tema da violência sobre as mulheres. Terça e quinta-feira os alunos do segundo ciclo foram os protagonistas das sessões de poesia designadas “Segundo Ciclo de Poesia” no Auditório Municipal com a participação das atrizes Sandra Santos e Raquel Costa, da ACERT.
Na quarta-feira, a atriz Andreia Campos apresentou na Biblioteca Municipal, o espetáculo original “Vamos comprar um poeta” concebido a partir do livro de Afonso Cruz.
Na biblioteca escolar da Escola Básica de Campo de Besteiros e na Biblioteca Municipal os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural apresentaram o conto “A Selva” às crianças do primeiro ciclo e do pré-escolar.
No dia, 22 de março, o livro “A outra face de Vitória” da autoria de Paula Ribeiro, foi apresentado na Auditório da Escola Secundária de Molelos e na Escola Básica do Caramulo.
Sexta-feira, os bloggers João Miranda e Ana Monteiro participaram em dois encontros com os alunos na Escola Secundária de Molelos e na Biblioteca Municipal onde descreveram as viagens que deram origem ao blogue “Viagens100nomes”.
A programação das atividades do Mês da Leitura resultou da parceria da Biblioteca Municipal com as Bibliotecas Escolares do concelho no âmbito da Rede de Bibliotecas de Tondela.