20 Abr. 2018

Apresentado projeto de valorização das aldeias da Serra do Caramulo

O projeto “Aldeias do Caramulo”, que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões candidatou ao Programa Valorizar, foi hoje apresentado publicamente.

Orçado em 1,8 milhões de euros, o projeto envolve os Municípios de Tondela, Vouzela e Oliveira de Frades, que têm em comum o objetivo de valorizar as aldeias da Serra do Caramulo.
Entre os objetivos do projeto estão a criação de uma rota de aldeias da Serra do Caramulo e a criação de dois projetos âncora: a grande rota pedestre de interligação da rede de aldeias e três percursos cicláveis de ligação entre as ecopistas do Dão e do Vouga, Serra do Caramulo, vilas de Vouzela e Oliveira de Frades e cidades de Tondela e Viseu.
Prevê ainda a recuperação arquitetónica das aldeias, criação de um produto turístico, para além de estimular a economia de montanha e fomentar o turismo responsável e sustentável.
As aldeias do concelho de Tondela envolvidas no projeto são Carvalhal da Mulher, Jueus, S. João do Monte e Teixo.
Entre as 11 aldeias estão também Adsamo, Cambra, Covas, Couto e Vila Nova, no concelho de Vouzela; e Bezerreira e Covelo de Arca, no concelho de Oliveira de Frades.
Durante a apresentação do projeto, que decorreu ao final da manhã, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, realçou que a Serra do Caramulo já possui produtos de excelência, no entanto, reconhece que lhe falta ainda “criar uma rede que possa potenciar uma escala agregadora”.
“Esse é o primeiro objetivo deste projeto, alavancando a partir daí a disseminação de outras áreas de crescimento e desenvolvimento”, acrescentou.
No sem entender, este é um processo que não se deve esgotar nas aldeias consideradas prioritárias.
“Queremos ramificar e consolidar um produto estruturado da Serra do Caramulo”, destacou.
Ao longo da sua intervenção, o presidente da Câmara de Tondela referiu ainda que espera que haja recetividade política para aprovação deste projeto, que “terá um incremento mais físico no primeiro ano, mas irá alongar-se durante dois anos”.