20 Abr. 2018

MERCADO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL “ORIENTA-TE”

Numa parceria entre o Gabinete de Educação do Município e o CLDS-3G Tondela Inclusiva desenvolveu-se em Tondela, no dia 17 de abril, mais uma edição da Feira de Orientação Vocacional e Profissional “Orienta-te”.

Com uma alteração no local, foram os espaços interiores e exteriores da ACERT que este ano ficaram disponíveis para receber os expositores. A mudança deveu-se à alteração do formato, que este ano incluiu momentos de workshop e apresentações nos auditórios 1 e 2. Também por força deste novo formato o público-alvo centrou-se, em exclusivo, nos alunos do 12º ano de escolaridade, motivo pelo qual entre os expositores se encontravam universidades e politécnicos de todos o país.
Com a sessão oficial de abertura marcada para as 09:30, muito antes se começaram a instalar as primeiras universidades e politécnicos, entre elas o Instituto de Estudos Políticos – Universidade Católica Portuguesa; Instituto Politécnico de Leiria; Faculdade de Ciências e Tecnologias – Universidade de Coimbra; Universidade Lusíada; Universidade Lusófona; IES Fafe; Universidade de Aveiro; Politécnico de Viseu; Politécnico de Castelo Branco; Universidade da Beira Interior; CESPU; ISSSP; ISAG; Lisbon School of Design; ISMAI; Univ. Portucalense; UTAD; Politécnico de Bragança; Politécnico da Guarda; Univ. Católica do Porto; Univ. Fernando Pessoa; ISPAB e Universidade de Lisboa.
A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela; do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tondela, dos vereadores da Educação e da Cultura, dos diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escola Profissional de Tondela; do diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, do secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões; da coordenadora do CLDS-3G e da chefe de Divisão de Educação.
Tomando a palavra, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, mencionou a relevância de mais uma iniciativa desta índole, que tem como objetivo incrementar a oferta para que os alunos do 12.º ano tenham um contacto muito mais próximo com ofertas formativas na área do ensino universitário/politécnico.
O objetivo principal é que os alunos tenham, neste contacto mais próximo, um melhor conhecimento da oferta educativa e que acima de tudo encontrem nesta oferta uma valorização para o seu percurso de vida.
Salientou ainda que é fundamental que a qualificação e a formação estejam cada vez mais direcionadas para as capacidades e motivações dos alunos, mas sempre numa perspetiva de entrosamento com as ofertas do nosso território.
“O nosso desejo é que estes alunos, independentemente de fazerem a sua formação em Tondela ou fora de Tondela, encontrem no concelho uma oportunidade de trabalho, que aqui possam regressar e que aqui possam apontar o seu futuro e criar condições para também requalificar a região”, apontou.
Cada vez mais é importante conciliar a perspetiva formativa com a empregabilidade. Esta mostra afigura-se como um contributo importante para que estes alunos, no futuro, sejam jovens empreendedores, com trabalho, com motivação e com fortes ligações ao nosso território.
Após a sessão de abertura, os presentes percorreram os vários stands, podendo, em cada um, perceber as ofertas formativas, as oportunidades de destaque e algumas curiosidades que cada escola trouxe até esta feira de orientação vocacional para tornar as suas ofertas mais apetecíveis às centenas de alunos que por ali foram passando.