07 maio 2018

Centro Escolar de Tondela vence concurso de Espantalhos

O Arlequim Malabarista, elaborado pelos alunos do 5ºB do Centro Escolar de Tondela, foi o espantalho vencedor do II Concurso de Espantalhos promovido pela Quinta do Vale Minhoto e que contou com a colaboração do Município de Tondela.

Em segundo lugar ficou o espantalho do Centro Social do Tourigo, IPSS e no terceiro lugar do pódio o trabalho da turma A do 1º ano do Centro Escolar de Tondela.
No total foram dez os trabalhos apresentados a concurso.
Outrora uma quinta agrícola, a Quinta do Vale Minhoto abriu as portas às escolas, jardins de infância, IPSS’s e restantes associações do concelho, para que pudessem apresentar as suas propostas de espantalhos, utilizados no passado como forma de afastar os pássaros das plantações.
Com esta iniciativa pretendeu-se promover a defesa do meio ambiente, devendo os espantalhos, como regra, ser compostos por materiais reciclados, resistentes à chuva e sem substâncias nocivas para o ambiente.
A avaliação dos espantalhos ficou a cargo de um júri composto por um elemento da ACERT, um representante do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e outro do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo, um representante do Município de Tondela e, ainda, uma professora universitária.