31 Out. 2018

Câmara de Tondela aprova Orçamento para 2019 que ultrapassa os 35 milhões de euros

O executivo da Câmara Municipal Tondela aprovou hoje o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2019, num montante superior a 35 milhões de euros.

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019 foi aprovado com os votos a favor do PSD e a abstenção do PS.

“Na elaboração dos documentos previsionais para o exercício de 2019 esteve sempre presente um exercício de rigor e transparência. O nosso caminho e a nossa missão para 2019 passa por trabalhar para continuar a colocar o nosso concelho na liderança”, apontou o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.

Durante a reunião do executivo, que decorreu ao longo da manhã, o presidente da Câmara Municipal de Tondela detalhou as diferentes rúbricas inscritas nas Grandes Opções do Plano para o ano de 2019, que em muito resultam dos constrangimentos consequentes da reprogramação das prioridades colocadas no ano de 2018.

“Fruto dos incêndios de outubro do ano passado, houve necessidade de rever as opções estratégicas, focando muitos recursos humanos no apoio às famílias, ao acompanhamento dos diferentes programas de apoio, não só a quem perdeu o seu lar, mas igualmente ao tecido económico e empresarial, que foi apoiado e acompanhado nas diferentes solicitações”, referiu.

Entre as prioridades para 2019 figura a promoção e o desenvolvimento económico, sendo alocados mais de 6 milhões de euros para a expansão e requalificação das duas zonas industriais municipais (ZIM’s), assim como para o ambiente.

“O investimento continuado na área do ambiente, não só nos investimentos em curso, mas também no planeamento e nos novos projetos que ganharão forma, visando um plano de investimentos estruturado, no quadro da futura empresa intermunicipal, pública, para a gestão e tratamento de águas residuais, se para tal existir uma matriz política geradora de consensos”, justificou.

Para o domínio do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, onde se insere a construção do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, bem como na Frente Ribeirinha, estão alocados mais de três milhões de euros.

Destaque também para os investimentos nas Intervenções Territorialmente Integradas (ITI), financiadas no quadro do Pacto de Coesão e Desenvolvimento, sejam no domínio da promoção do sucesso educativo, ou na eficiência energética, ou nos investimentos em curso na educação ou na saúde.

A conclusão da primeira fase e o arranque da segunda fase das obras na Escola Secundária de Tondela contemplam um investimento que ronda o 1 milhão de euros, prevendo-se um valor semelhante para a reabilitação de unidades de saúde.

No que toca o desenvolvimento social, educativo e cultural, os projetos e programas de apoio às famílias no domínio da educação, o apoio ao movimento associativo, o desenvolvimento de projetos estruturantes para a afirmação regional de Tondela e para a contínua promoção da qualidade de vida assumem-se também como desígnios e compromissos, com a matriz humanista e solidária a valorizar o mérito e a inclusão.

Assim, as funções sociais na Educação (transportes escolares, aec’s e componente de apoio à família) assumem investimentos superiores a 1 milhão de euros, estando igual montante previsto para o movimento associativo.

“A nossa aposta no desenvolvimento económico do concelho mantém-se clara para o ano de 2019, assim como o apoio às pessoas e às famílias, na contínua promoção da qualidade de vida nesta região de bem-estar”, concluiu.