02 Jan. 2019

Município de Tondela entrega 18 chaves de casas reconstruídas

O Município de Tondela entregou hoje simbolicamente as chaves de 18 casas reconstruídas, 12 de reconstrução total e seis parciais, a famílias que viram os incêndios de outubro de 2017 atingirem as suas habitações.

Numa cerimónia que decorreu ao final da manhã, no salão nobre, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, recordou que foram instruídos 173 processos para apoio de primeiras habitações (apoio até 25 mil euros e de valor superior, a integrar em empreitada a desenvolver pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro). “Que tarefa gigantesca para se instruírem tantos processos, para se apoiarem tantas pessoas, ouvindo, compreendendo, auxiliando, encorajando”, considerou.
Ao longo da sua intervenção, José António Jesus referiu ainda que alguns processos não reuniram condições para prosseguirem como primeiras habitações, transferindo-se para segundas habitações, com apoio de instrumentos financeiros criados pelo município. “Neste Apoio à Recuperação das Habitações não Permanentes resultou a candidatura de 33 habitações”, acrescentou.
Das 18 chaves entregues hoje, três delas são referentes a habitações reconstruídas com verbas da conta solidária “Reabilitar Tondela” e do trabalho de voluntários, com a “Just a Change”, o grupo José de Melo Saúde, entre outros.
“Tratam-se de pessoas que viviam no concelho, em casas que não reuniam as condições para poderem beneficiar do Programa de Apoio, mas que, como disse a 20 de outubro de 2017 – aquando da tomada de posse deste mandato – ninguém, que demonstre que vivia em determinada casa, de forma permanente e aí tivesse o seu domicilio fiscal, ficaria sem apoio”, explicou o presidente da Câmara de Tondela.
Nos próximos meses serão concluídas mais habitações, esperando-se que “até ao verão se concretize toda a operação das primeiras habitações”.
Durante a cerimónia, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, fez um ponto de situação do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente e agradeceu ao presidente da Câmara de Tondela por ter tornado “este processo mais fácil”, graças a um “extraordinário trabalho e dedicação”.
“O senhor presidente não fez o mais fácil, que era entregar isto a um vereador. Assumiu isto como sua missão e é a horas tardias que faz o que qualquer presidente de Câmara faz”, apontou.
Já o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, destacou a “excelente parceria institucional”, quer neste processo de reconstrução de habitações, como também em relação ao IP3.
“É um dia simbólico para nós, o primeiro do ano (…), em que olhamos para o futuro com mais esperança, para todos do concelho Tondela”, concluiu.
No final da cerimónia, seguiu-se uma visita a duas habitações em reconstrução, na freguesia de Ferreirós do Dão.