14 maio 2019

Final municipal do concurso ideias negócio

O Auditório Municipal de Tondela acolheu hoje, dia 13 de maio,  a 8.ª edição do concurso de ideias de negócio – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões, onde alunos do ensino secundário e profissional do concelho de Tondela tiveram a oportunidade de apresentar ideias de negócios inovadores e economicamente viáveis.

Na sessão de abertura, a vereadora da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira, congratulou-se por participar numa iniciativa cheia de ideias empreendedoras, que um dia poderão transformar-se em verdadeiros projetos de futuro na vida destes alunos.
"Hoje é uma grande oportunidade para estes alunos demonstrarem o que vêm desenvolvendo e trabalhando nas escolas, com os seus professores, em áreas que têm um impacto muito importante no nosso concelho", referiu.
Ao longo da sua intervenção, a vereadora da Educação aludiu também ao potencial empresarial de Tondela, evidenciando a presença de empresas instaladas no concelho e que poderão vir a potencializar algumas ideias apresentadas.
Já o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, frisou o sucesso de uma iniciativa que já vai na sua oitava edição.
"Há oito anos tivemos a audácia de lançar este projeto nas nossas escolas, já existia em alguns centros urbanos, mas não havia em nenhuma comunidade intermunicipal. Tem vindo a engrandecer as nossas escolas e o nosso território, ano após ano", disse.
Ao longo da tarde foram apresentadas 16 ideias de negócio, tendo passado pelo palco 31 alunos do ensino secundário e profissional.
O primeiro lugar foi entregue a dois alunos da Escola Profissional de Tondela, que apresentaram o ‘carolito’, um pastel de carolos milho.
Na segunda posição ficou a ideia “Try me one time”, de dois alunos da Escola Secundária de Molelos, cabendo o terceiro lugar a dois alunos da Escola Profissional de Tondela, com a ideia “SmartWS”.
O primeiro prémio é uma experiência empreendedora a Madrid, oferecido pela CIM Viseu Dão Lafões, enquanto que o segundo prémio no valor de 225 euros e o terceiro de 150 euros, oferta do Município de Tondela.
Este concurso envolveu três escolas- Escola Secundária de Tondela, Escola Secundária de Molelos e Escola Profissional de Tondela, dez turmas, oito professores e cerca de 150 alunos do concelho de Tondela.
O júri foi composto pela vereadora da Câmara Municipal de Tondela Sofia Ferreira, Rui Almeida da AIRV, Marcelo Nicácio da Eberspaecher e Paulo Roberto da Fresenius Kabi.
A equipa vencedora vai representar Tondela na final Intermunicipal, que terá lugar no dia 31 de maio, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), em Viseu.
A tarde contou ainda com um momento musical, a cargo de Mariana Café.