20 maio 2019

O valor da alimentação na escola através do olhar de atletas de futebol profissional

No âmbito do projeto “+Saúde +Sucesso”, dinamizado pelo Município de Tondela, numa parceria com CIM Viseu Dão Lafões, foi apresentada uma comunicação em painel digital com o título “Projeto “+ Saúde, + Sucesso”: o valor da alimentação na escola através do olhar de atletas de futebol profissional”, no XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação.

Este congresso decorreu nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos da Alfandega do Porto, sendo promovido pela APN (Associação Portuguesa de Nutrição). Este é o maior evento de âmbito nacional realizado anualmente na área das Ciências da Nutrição e contou com cerca de 1.600 participantes.
A iniciativa teve como objetivo apresentar o impacto de uma ação de sensibilização, dirigida aos alunos que frequentam o 9º ano, centrada na importância da realização de refeições (lanches e almoços) dentro das Escolas Secundárias de Molelos e de Tondela. A referida ação contou com a preciosa colaboração do Clube Desportivo de Tondela, pela presença de três jogadores profissionais da equipa sénior. A ação realizada permitiu constatar que envolver atletas profissionais reconhecidos e admirados pelos adolescentes poderá ser uma estratégia, a implementar nas escolas, para aumentar a participação e o interesse dos alunos em ações sobre nutrição e alimentação, motivando-os para adotarem hábitos saudáveis e a optar consumir as refeições disponíveis no refeitório escolar.
O poster foi elaborado pela nutricionista do projeto, Emília Rodrigues.