18 Nov. 2019

Projeto "Planetário" na Biblioteca Municipal de Tondela

O Município de Tondela continua a investir no sucesso educativo dos alunos que estudam no concelho de Tondela, desta feita dando continuidade ao projeto " "Planetário nas Escolas", que tem duas sessões marcadas na Biblioteca Municipal de Tondela, a 19 e 26 de novembro.

Também nos dias 12 e 14 de novembro, o "Planetário" esteve com os alunos em Campo de Besteiros, mas a viagem não fica por aqui, passando nos próximos meses por outras escolas do concelho.
Este projeto, cujo investimento rondou os 50 mil euros, foi pensado no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo, numa parceria do Município de Tondela e da CIM Viseu Dão Lafões.
O professor José João Cardoso, responsável pelo "Planetário nas Escolas", explicou que este projeto leva às escolas um planetário portátil, composto por uma cúpula insuflável de 3,20m de altura, itinerante e equipada com a tecnologia mais recente de projeção de imagem imersiva. "Permite criar desafios que tornam a Ciência mais acessível a todas as crianças e jovens", acrescentou.
Referiu ainda que as sessões/aulas são planificadas especificamente para os diferentes anos de ensino, tendo sempre presente o rigor conceptual, os programas educativos e as metas curriculares.
No seu entender, após as primeiras sessões realizadas, ficou evidenciado que "o Planetário nas Escolas" pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e social da criança, no sentido de a fazer pensar sobre o porquê das coisas, educando-a em Ciência através da interligação de conhecimentos teóricos, procedimentos específicos e hábitos de pensamento".
As sessões têm uma duração aproximada de 45 minutos, estando adaptadas aos níveis de escolaridade e aos conteúdos programáticos lecionados entre o 4º ano e o 10º ano. Os conteúdos a abordar nas sessões fazem parte do currículo nacional da disciplina de Físico-Química.