19 Dez. 2019

32.º aniversário da elevação de Tondela a cidade

O Município de Tondela comemorou, no dia 18 de dezembro, o 32.º aniversário da elevação de Tondela a cidade, com uma cerimónia que decorreu ao final da tarde, no Mercado Velho de Tondela.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, sublinhou que Tondela é uma cidade forte, mas também um concelho grandioso.
“A cidade espelha a dinâmica empreendedora do concelho e uma parte não se sobrepôs à outra. Certamente que a ambição alimenta-nos a alma, numa permanente motivação de criar mais condições de bem-estar, de atração de residentes, principalmente provenientes de outros concelhos que aqui encontram trabalho qualificado”, acrescentou.
Ao longo da sua intervenção, José António Jesus destacou a marca identitária de um concelho que valoriza as suas instituições e que ganhou importância cultural no panorama nacional através da ACERT, ou no plano nacional desportivo através do CDT na I Liga.
“Quem ousaria pensar, há 32 anos, que Tondela chegaria onde está?”, questionou.
O presidente da Câmara Municipal de Tondela aproveitou ainda para elencar as obras que irão arrancar brevemente, nomeadamente o Centro Tecnológico e a Frente Ribeirinha, a par da intervenção em edifícios degradados, que visam consolidar uma bolsa de habitação para acolher jovens empreendedores .
“Vamos colocar em concurso público no início do ano outros investimentos: a ligação da Av. Sá Carneiro ao estacionamento do Estádio João Cardoso, e consequentemente, ao cemitério e 2ª fase à avenida das Comunidades, a expansão do cemitério Municipal e a reabilitação da residência paroquial”, avançou.
Já ao vereador Cultura da Câmara Municipal de Tondela, Miguel Torres, coube fazer a apresentação do concurso de ideias para o monumento ao oleiro, que o Município de Tondela lança em parceria com a Rede de Cidade Cerâmicas e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Com este concurso, pretende-se criar uma ideia para uma instalação permanente que seja um marco da Olaria Negra de Molelos, na rotunda junto à saída do IP3 (Pingo Doce).
Miguel Torres explicou que este elemento deverá relacionar o passado com o futuro, homenageando oleiros de ontem e de hoje.
As equipas deverão ser multidisciplinares e com um mínimo de dois participantes, incluindo sempre na sua composição um artista plástico.
As propostas podem ser submetidas até dia 30 de março do próximo ano, sendo os prémios divulgados e atribuídos até dia 31 de maio de 2020.
O primeiro prémio arrecada 2 mil euros, o segundo prémio mil euros, podendo ainda ser atribuídas até cinco menções honrosas.