19 Dez. 2023

Prémio Aurélio Soares Calçada com candidaturas abertas

As candidaturas para a sétima edição do Prémio Aurélio Soares Calçada encontram-se abertas, podendo ser efetuadas até ao dia 15 de junho de 2024. O período de candidaturas abriu esta segunda-feira (18 de dezembro), no dia em que se assinalaram os 36 anos de elevação da vila de Tondela a Cidade.

Este palmarés foi criado em 2004 pela família de Aurélio Soares Calçada, sendo promovido pela Casa do Concelho de Tondela e pela Câmara Municipal.
O galardão visa contribuir para promover o conhecimento do concelho de Tondela, constituindo um reconhecimento afetivo e cultural da personalidade e do trabalho desenvolvido pelo patrono, Aurélio Soares Calçada, em torno de Tondela e dos tondelenses.
Ao prémio podem concorrer todos os interessados, independentemente da idade e do local de residência, devendo para o efeito apresentar trabalhos inéditos que tinham sido publicados em instituições académicas ou na imprensa local, regional ou nacional, sobre qualquer aspeto da vida cultural, social, económica, histórica ou monográfica do concelho de Tondela, das suas terras e ou das suas gentes.
Os trabalhos a concurso podem abranger várias áreas: ficção literária; estudos monográficos; investigação histórica (arqueologia, arquitetura, artes, cultura, gastronomia, património, recolha histórica sobre acontecimentos, personalidades e outros); e audiovisual (documentário, filme e vídeo).
O Prémio Aurélio Soares Calçada tem o valor monetário de 4 mil euros.
Os interessados em concorrer têm meio ano para candidatar-se, devendo remeter até 15 de junho de 2024 os seus trabalhos para o endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
A divulgação e publicitação do vencedor será realizada pela Casa do Concelho de Tondela, em parceria com o município, até ao dia 31 de agosto do próximo ano.
A cerimónia de entrega do palmarés ocorrerá em setembro na Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON) ou no dia 1 de dezembro, data do aniversário da Casa do Concelho de Tondela.
O júri do prémio será constituído por três elementos: um membro designado pela Família de Aurélio Soares Calçada, um elemento nomeado pelo município e um representante da Casa do Concelho de Tondela.