04 Mar. 2024

Tondela em destaque na BTL

O concelho de Tondela mostrou-se no último sábado (2 de março) na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), naquele que foi o penúltimo dia do certame. No stand da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL), o município deu a conhecer o programa de eventos para este ano e apresentou os novos folhetos de informação e de promoção turística da Serra e da Vila do Caramulo.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, apresentou Tondela como “um concelho fantástico para se viver e visitar” e aproveitou a presença naquele que é o maior evento ligado ao turismo no país para convidar todos os presentes a visitarem Tondela, “um concelho de excelência e que tem muito para oferecer”.

A autarca destacou em particular o Caramulo, definindo a serra como uma “marca” no território que o executivo municipal tem procurado alavancar com um sem número de eventos nos mais variados domínios, cultural, desportivo, social ou económico.

“O Caramulo é uma grande marca e através da sua promoção temos vindo a conseguir criar uma maior atratividade ao nosso concelho”, adiantou, explicando que o executivo está empenhado em criar produtos turísticos integrados que levem as pessoas a permanecer dois ou mais dias na montanha e no Vale de Besteiros.

Principais iniciativas já têm datas
A apresentação dos eventos culturais e desportivos do concelho para este ano coube à vereadora Vera Machado, que prometeu “um ano em grande como sempre”.

O pontapé de saída inicia-se a 30 de março, véspera do dia de Páscoa, com a realização de mais uma Queima e Rebentamento do Judas, numa iniciativa da ACERT, que este ano terá lugar num novo espaço.

Segue-se, entre os dias 09 e 21 de abril, a Festa do Livro e da Leitura e depois as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril. Em maio, nos dias 18 e 19, decorre mais uma edição da Soenga, em Molelos. O Dia da Criança é celebrado a 2 de junho. De 6 a 10 do mesmo mês acontece mais um festival Primavera Tondela e no dia 15 saem à rua as Marchas Populares de Santo António. De 06 a 16 de junho realiza-se mais uma Semana Gastronómica do Cabrito.

O Tondela Brancos regressa de 5 a 7 de julho. Ainda no mesmo mês, entre os dias 10 e 13, a ACERT promove mais um Tom de Festa, o festival de músicas do mundo que este ano cumpre 32 edições.

Já a Rampa do Caramulo acelera a 13 e 14 de julho. Ainda no Caramulo acontece de 6 a 8 de setembro o Motorfestival, maior evento do país dedicado aos desportos motorizados e que é organizado pelo Museu do Caramulo.

Em setembro, assinalam-se os 30 anos da Feira Industrial e Comercial do Concelho de Tondela (FICTON). Aquele que é o maior e mais pujante evento municipal vai realizar-se de 11 a 16. Face à última edição há mais um dia de festa, num total de seis, que prometem muita animação.

“A FICTON é o evento mais emblemático para nós. Este ano vai ser ainda mais especial porque fazemos 30 anos”, referiu Vera Machado, explicando que o certame conjuga “tudo o que temos de bom”.

“Conseguimos juntar o nosso tecido empresarial, a gastronomia e os produtos endógenos, apoiamos o movimento associativo, temos diversões e um conjunto de cabeças de cartaz no panorama musical”, disse.

O programa de eventos prossegue no final de setembro, a 27 e 28, com a Feira de Desporto Federado do Concelho de Tondela (FEDERART). Já de 14 a 23 de novembro tem lugar mais um FINTA - Festival Internacional de Teatro da ACERT.

Corrida de obstáculos
No desporto a destacar mais uma edição do OCR Police Challenge, que acontecerá no Caramulo no dia 14 de abril. A apresentação da primeira etapa desta corrida de obstáculos coube ao vereador do desporto, Francisco Fonseca.

“É uma prova que trouxemos ao Caramulo e que aproveita o que Tondela tem de melhor, a nossa serra. Durante o percurso de cerca de 10 quilómetros, os participantes percorrerão 30 obstáculos”, explicou, salientando que este evento desportivo alia a vertente mais competitiva à recreativa.

Novos mapas
A BTL foi ainda escolhida pela Câmara Municipal para dar a conhecer os novos folhetos de informação e promoção turística da Serra e da Vila do Caramulo. A apresentação esteve a cargo do vereador do turismo na autarquia.

Referindo-se ao Caramulo como “uma verdadeira montanha de emoções”, João Carlos Figueiredo recordou que a serra “é conhecida pela pureza dos seus ares, pela qualidade das suas águas e pela sua beleza natural”.

Entre os elementos atrativos, e que constam dos dois mapas, destacou as aldeias, os museus, e o património natural, das cascatas, às zonas de lazer, passando pela Cabeça do Cão e pela pedra do equilíbrio.

“É um gosto apresentarmos aqui o Caramulo, a nossa serra e a própria Vila. O Caramulo é um ícone de atração turística e um elemento diferenciador na região”, afirmou, recordando que a serra foi galardoada em 2018, 2019 e 2023 com o Prémio Cinco Estrelas Regiões.

“O Caramulo tem inúmeros motivos de visita e de atratividade. Somos uma autêntica varanda, de um lado conseguimos ver o Planalto Beirão, em direção à Serra da Estrela, e do outro podemos ver o mar, em Aveiro”, vincou.

O melhor do concelho também esteve na capital
Para a BTL o município de Tondela levou vários sabores locais, como as tortas, a cabrilheira (enchido de cabrito), queijo, broa, bolas, mel e vinho do Dão. Estes produtos endógenos foram dados a provar a todos os visitantes do certame à hora de almoço.

A participação de Tondela terminou com uma happy hour. Aos visitantes do expositor da CIMVDL foram entregues raspadinhas que davam prémios como cantarinhas dos segredos de Molelos, estadias em unidades hoteleiras do concelho, jantares em restaurantes locais, entradas na FICTON e tratamentos nas Termas de Sangemil.