18 Mar. 2024

Tondela celebra Dia Municipal da Proteção Civil

O Município de Tondela comemora nos próximos dias 22 e 23 de março (sexta-feira e sábado) o Dia Municipal da Proteção Civil com uma demonstração de meios e um seminário que abordará temas como os desafios da Proteção Civil Municipal, as regras em grandes eventos e os incêndios florestais.

As celebrações iniciam-se no dia 22 com a demonstração de meios de emergência e de socorro. De entrada livre, esta mostra estará patente no Parque Urbano 2ª fase (recinto da feira) entre as 09h30 e as 16h00. Para as 11h00 está agendada uma demonstração pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR.

Já no dia 23 será promovido, no Auditório Municipal de Tondela, a partir das 14h00, um seminário dedicado a matérias relacionadas com a proteção civil. As inscrições podem ser feitas on-line, estando limitadas a 150 participantes.

A sessão de abertura caberá à presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, e ao comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, Miguel Ângelo David.

O primeiro tema a abordar, pelas 14h15, será “Os Novos Desafios da Proteção Civil Municipal”, num painel que terá como orador Marco Martins, vogal da Direção da Escola Nacional de Bombeiros.

Às 15h00 Vítor Azevedo, coordenador Municipal da Proteção Civil da Câmara Municipal de Braga, Carlos Almeida e Joana Cardoso, médicos de Saúde Pública na Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões, falarão sobre “Grandes Eventos Desportivos e Turísticos, Regras e Constrangimentos”.

“A Floresta e os Incêndios: Prevenção e Multifuncionalidades” é o título do painel seguinte, a realizar-se pelas 16h45, e no qual participarão Artur Costa, coordenador municipal da Proteção Civil de Seia, e Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve.

A sessão de encerramento do Seminário de Proteção Civil organizado pela Câmara Municipal de Tondela está marcada para as 18h00, estando a cargo de Francisco Peraboa, comandante regional do Centro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.