19 Mar. 2024

Aprovados apoios anuais à ACERT

A Câmara Municipal de Tondela aprovou na manhã desta terça-feira (19 de março), em reunião extraordinária, vários protocolos de apoio financeiro com instituições do concelho, entre elas a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT).

Um dos protocolos com a estrutura cultural tem o valor de 184 mil euros, dinheiro destinado à estrutura e criação artística, nomeadamente de duas novas peças do Trigo Limpo. Este apoio financiará também a Fábrica da Queima e Queima do Judas, a reposição e circulação de espetáculos da companhia e a manutenção do Jardim do Novo Ciclo ACERT.

Além deste subsídio financeiro, será concedido um apoio em espécie cultural, desportivo e recreativo no valor de 17.205 euros, que inclui a cedência da Oficina de Artes Criativas e a manutenção do Novo Ciclo.

Ainda com a ACERT, o executivo aprovou um outro protocolo no montante de 120 mil euros, verba destinada à programação do Novo Ciclo ACERT - Centro de Recursos Culturais e de Desenvolvimento Regional de Tondela, estrutura que integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Este montante servirá para financiar várias atividades, nomeadamente exposições, o FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT, o Tom de Festa – Festival de Músicas do Mundo, residências artísticas, coproduções e a programação geral.

A este valor há ainda que somar um apoio em espécie no valor de 3.761 euros relativo ao Tom de Festa, que se pode traduzir na utilização de bens e serviços, espaços físicos, equipamentos, transportes e meios técnicos, entre outros.

O município deliberou também um protocolo de 4.367 euros com o Centro Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEISCaramulo) para a implementação do sistema de segurança e proteção contra incêndios em edifícios.

Já com os agrupamentos de escolas do concelho foram aprovados os protocolos relativos à ação social escolar dos alunos do 1º ciclo referentes ao ano letivo 2023/2024, numa verba global superior a 15.700 euros.