20 Mar. 2024

Câmara limpou 151 hectares de floresta e mato junto às estradas do concelho

O Estaleiro Municipal realizou em 2023 trabalhos de limpeza de manutenção de vias e de criação das faixas de gestão de combustível junto às estradas municipais em mais de 1,5 milhões de metros quadrados em todo o concelho, o equivalente a aproximadamente 151 hectares. No total, foram intervencionados 92,5 quilómetros de estrada.

Estes trabalhos dos serviços municipais na defesa da floresta contra incêndios corresponderam a um investimento camarário de 67 mil euros, num montante que inclui a mão de obra, a manutenção das máquinas, as viaturas utilizadas e os combustíveis gastos.

As brigadas passaram por todo o concelho, nomeadamente pelo Caminho Municipal (CM) 1525 entre Dardavaz e Barreiro Besteiros/Tourigo, pelo CM 1517-1 no Barreiro de Besteiros/Tourigo, pela estrada entre Malha Pão de Cima e Barreiro Besteiros e pela Estrada Nacional (EN) 228 entre Campo de Besteiros e Pousadas (Barreiro Besteiros/Tourigo). Intervieram na estrada que liga Silvares ao S. Barnabé (Caparrosa/Silvares), na EN2 entre Tondela e a rotunda da Naia (Canas Santa Maria), na EN2 entre Canas Santa Maria e São Miguel do Outeiro/Sabugosa, na via principal entre a rotunda da Naia e nó de Valverde (Canas Santa Maria).

A Estrada Municipal (EM) 627 entre Molelos, Nandufe, Vilar de Besteiros e Caparrosa também foi limpa, assim como a EN230 entre Ferreirós e Vila Nova da Rainha/Mouraz, a EM 632 entre o Couço (Vila Nova da Rainha/Mouraz) e Póvoa do Rodrigo Alves (Tonda). As brigadas estiveram ainda na EN230 entre Molelos e Castelões, na estrada que liga a Cortiçada (Castelões) e Vale do Porco (Barreiro Besteiros/Tourigo), na EM1527 em Dardavaz, incluindo o caminho entre Alvarim e Póvoa do Lobo, na EM1510 de Almofala a São João do Monte e na estrada de Ferreirós do Dão, entre Lajeosa do Dão e Ferreirós.

A EM624 entre Lobão da Beira e Lajeosa do Dão foi igualmente limpa, tal como a EN2 entre Dardavaz Vila Nova da Rainha/Mouraz, a EN230 que liga o Guardão, Santiago de Besteiros, Castelões e Campo de Besteiros, o CM 1580 entre Janardo (Guardão) e o Figueiral (Castelões) e o CM entre a rotunda entre Alvarim até Chancela, em Dardavaz.

Já este ano, os serviços municipais passaram pela EN2 entre Tondela e a rotunda da Naia (Canas Santa Maria), pela estrada principal entre a rotunda da Naia e Nó de Valverde (Canas santa Maria), pela Rua da Tojeira, entre Canas Santa Maria e Lobão da Beira, pela EM 624 de Lobão da Beira a Lajeosa do Dão, pela estrada entre Penedo (Lajeosa do Dão) e Beijós (Carregal do Sal), pela via que liga o Penedo (Lajeosa do Dão) e a EN 337 e pela via que liga a EN230 e Santiago de Besteiros.

Nesta altura, as brigadas encontram-se na EN337 entre a extrema com Carregal do Sal e a rotunda do Areeiro, em Lajeosa do Dão, na estrada de Ferreirós, entre Lajeosa e Ferreirós e no CM1580 entre o Figueiral e Janardo.

A presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, e o vereador Francisco Fonseca, têm acompanhado o decorrer de alguns destes trabalhos.

O programa de limpezas prevê a realização nos próximos meses de mais operações noutros pontos em todo o concelho.