22 Mar. 2024

Obras da nova creche do Recreio do Caramulo decorrem a bom ritmo

A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, e a vereadora da ação social no executivo, Vera Machado, acompanharam, na tarde de quarta-feira (20 de março), na companhia de dirigentes da Associação de Solidariedade Social Recreio do Caramulo, as obras de remodelação do edifício da instituição social, onde irão passar a funcionar as valências de creche e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Na visita participou ainda o presidente da Junta do Guardão, Ricardo Loureiro.

As obras de requalificação do imóvel, orçadas em perto de 400 mil euros, receberam uma comparticipação financeira do município, do Governo e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ao apoio financeiro municipal no valor de 50 mil euros para as obras, há ainda a somar uma ajuda de 120 mil euros atribuídos no último ano à instituição social com o objetivo de manter a creche em funcionamento.

Esta resposta social chegou a ser sinalizada em 2021 pela Segurança Social (SS) para encerrar devido à falta de crianças, mas graças ao esforço dos dirigentes do Recreio e da autarquia, a creche não só permaneceu de portas abertas como viu crescer o número de meninos e meninas.

Atualmente, é frequentada por 22 crianças, naturais do Guardão, mas também de outras freguesias do concelho e até de municípios vizinhos.

“Acreditámos desde o início que este é o caminho. Se o município não tivesse apoiado a creche e pressionado a SS, hoje não havia nem berçário, nem creche na Serra do Caramulo. Isto sim, é uma descriminação positiva e uma clara aposta na coesão territorial. Hoje temos nove crianças no berçário e 13 na creche, que continua a registar uma elevada procura por parte das famílias. Estes números são a prova de que estávamos certos ao termos defendido e apoiado a manutenção da creche na Vila do Caramulo”, afirma a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.

As obras de remodelação da sede do Recreio arrancaram em janeiro, encontrando-se a decorrer a bom ritmo.

As previsões apontam para que a empreitada esteja pronta em setembro a tempo do arranque do novo ano letivo. A creche, que funciona atualmente em instalações da Junta de Freguesia, terá novos espaços, assim como o serviço de apoio domiciliário.

Após as obras, o SAD, que serve 18 pessoas, terá capacidade para 30 utentes e a creche poderá receber até 25 crianças.