26 Mar. 2024

Tondela celebrou e debateu temas ligados à proteção civil

A Proteção Civil esteve em foco em Tondela na sexta-feira e no sábado (22 e 23 de março). O município celebrou o Dia Municipal da Proteção Civil com dois momentos, uma demonstração de meios e um seminário.

A primeira realização ocorreu na sexta-feira, no Parque Urbano Segunda Fase, espaço de lazer que foi palco de uma mostra de equipamentos, veículos e operacionais dos agentes que operam no concelho, nomeadamente os bombeiros voluntários de Tondela e de Campo de Besteiros, a GNR e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Dezenas de alunos das escolas do concelho e diversos utentes da Vários passaram por esta demonstração de meios.

As celebrações prosseguiram na tarde de sábado com a realização do primeiro seminário organizado pelo município dedicado a temáticas da proteção civil. Na iniciativa estiveram em debate temas como os desafios da Proteção Civil Municipal, as regras em grandes eventos ou os incêndios florestais.

O evento decorreu no Auditório Municipal. A sessão de abertura coube à presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, que começou por referir que “proteção civil somos todos nós”.

“Todos somos agentes de proteção civil e acredito que é nesta presença multifacetada que efetivamente a proteção civil ganha a sua escala e a sua razão de ser”, afirmou.

“A proteção civil serve para proteger aquilo que é de todos e cabe a todos proteger. E é muito importante termos a noção de a própria comunidade se autoproteger”, disse.

Recordando os violentos incêndios de 2017 que assolaram o concelho, a autarca defendeu que se não fosse a comunidade a proteger-se o impacto da tragédia seria maior.  Ainda assim, Carla Antunes Borges considerou ser necessário apostar ainda mais na prevenção e na preparação.

“O desafio é capacitar as comunidades. É isso que nos vai tornar mais resilientes. O conhecimento e a capacitação ajudam a dar uma resposta melhor e a reduzir o risco”, alegou.

Já o comandante do Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões elogiou o evento promovido pelo município, destacando ser de “extrema importância discutir problemas que afetam o território”.

Miguel Ângelo David elogiou ainda os “fortes investimentos” que Tondela tem realizado na área da proteção civil nos últimos anos.