18 Set. 2008

Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal

No passado dia 16 de Setembro, dia em que se assinalava o feriado municipal, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, presidiu a um dos momentos altos do programa oficial das Festas do Concelho: a Sessão Solene evocativa daquela data. A cerimónia que se realizou no Auditório Municipal, em Tondela, contou com a presença do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, dos Srs. Vereadores do Município e de um conjunto significativo de autarcas da Assembleia Municipal e locais, entidades associativas, civis e militares. Na fase inicial deste momento foi exibido um vídeo institucional do Município de Tondela com alguns dos momentos mais marcantes vividos no Concelho, durante este último ano e que revelam uma actividade permanente e entusiasta, por parte do Município, em áreas tão diferentes como a Requalificação Urbana, Protecção Civil e Segurança, Desporto, Património, Transportes, Habitação, Novas Tecnologias, Ambiente, Juventude, Cultura, Saúde, Educação, Acessibilidades, Desenvolvimento Económico, Acção Social e Infra-estruturas e que demonstram o protagonismo do Concelho de Tondela e das suas diferentes comunidades colocados hoje na primeira linha do desenvolvimento e do progresso na região. Um destaque especial também para a presença das personalidades e instituição que, este ano de 2008, foram distinguidos com os Galardões Municipais, a saber: o Clube Desportivo de Tondela (Medalha de Ouro), o Sr. Comendador Luis Elso Marques (Medalha de Mérito Municipal) e, a título póstumo, o Sr. António Dias Duarte (Medalha de Mérito Municipal), num reconhecimento institucional, através da entrega destes Galardões, da acção meritória e digna desta distinção para com Tondela ou com o seu Concelho. O primeiro galardão, a Medalha de Mérito Municipal - atribuído a título póstumo a António Dias Duarte – foi recebido das mãos do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Tondela, Sr. Joaquim Coimbra, pelo neto Guilherme Vasconcelos Duarte que, depois de uma breve resenha biográfica do avô, não conseguiu conter alguma comoção no momento em que dirigiu algumas palavras a este propósito. Também o Comendador Luis Elso Marques, o segundo galardoado da noite, igualmente com a Medalha de Mérito Municipal, manifestou o seu reconhecimento por esta distinção ao receber o galardão das mãos do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, Sr. José Manuel Mendes. Por fim, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, entregou a Medalha de Ouro ao Clube desportivo de Tondela, por ocasião dos 75 anos de uma história de sucessos e prestígio na vida da Instituição a que o Sr. Presidente da Direcção, Sr. Gilberto Coimbra – que recebeu a distinção – retribuiu com palavras de agradecimento, em nome da Instituição. Seguiu-se o habitual período de intervenções com o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Tondela a usar da palavra para, fundamentalmente, transmitir o seu estímulo e encorajamento à acção e estratégia de desenvolvimento que têm vindo a ser prosseguidas pela Câmara Municipal de Tondela, liderada pelo seu Presidente, o Dr. Carlos Marta. Encerrando esta sessão, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, numa primeira fase da sua intervenção felicitou as personalidades e instituição que, neste ano de 2008, foram distinguidos com os Galardões Municipais, sublinhando a relevância dos seus contributos para o engrandecimento do nosso Concelho. Por outro lado, do ponto de vista da acção governativa da Autarquia que lidera, elencou um conjunto de acções e de investimentos já concretizados nestes últimos anos correspondendo, deste modo, não apenas ao cumprimento dos objectivos previamente traçados (ou, nalguns casos, bem além daquilo que havia sido a meta fixada) e anunciou o inicio de um conjunto de outros investimentos que irão abrir um novo ciclo de trabalho e de desenvolvimento nestes próximos anos, em diferentes sectores da área de intervenção do Município de Tondela. Nesta sessão solene evocativa do feriado municipal, que punha termo às comemorações oficiais, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, evocava, ao mesmo tempo, a nobreza do carácter e as qualidades das nossas populações que, não obstante as adversidades, sempre souberam ultrapassar os problemas e as dificuldades, com muito trabalho e com sentido de responsabilidade. Transmitiu, por fim, uma mensagem de confiança e de optimismo para o futuro do nosso Concelho das nossas Terras e das nossas Gentes.