23 Set. 2008

26º Aniversário da Associação Nacional de Combatentes do Ultramar

No passado dia 21 de Setembro, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, marcou presença nas comemorações do 26º Aniversário da Associação Nacional do Combatentes do Ultramar, que tem a sua sede em Tondela. Logo pela manhã, após a habitual concentração dos associados, teve inicio a simbólica romagem ao monumento aos Combatentes do Ultramar, junto ao nó de acesso ao IP3, próximo das instalações de uma conhecida superfície comercial ali instalada.

Nesse local, perante cerca de quase três centenas de ex-combatentes, associados e convidados, procedeu-se à colocação de inúmeros conjuntos florais, em sinal de respeito e homenagem aos que tombaram nas diversas frentes de guerra ultramarinas. Depois desse momento, foi a vez da realização das celebrações religiosas já nas instalações do Pavilhão Desportivo do Complexo Desportivo do Estádio “João Cardoso”. Nesse mesmo local seguiu-se a assinatura de dois importantes acordos entre o Município de Tondela e a Associação Nacional do Combatentes do Ultramar, em cerimónia presenciada por inúmeros ex-combatentes e convidados, que imprimiram a este momento mais alegria e entusiasmo. Os acordos em causa representavam, fundamentalmente, um justo tributo, o reconhecimento e o respeito, por parte do Municio de Tondela, pelos sacrifícios que os ex-combatentes suportaram abnegadamente e pelo exemplo de dever cumprido ao serviço da Nação Portuguesa, durante uma longa guerra de 13 anos em África. Na medida desse reconhecimento, a Autarquia cedeu, por via de um contrato de comodato, as instalações da antiga escola primária de Conde Ferreira (junto ao recinto da feira semanal) para servirem de sede da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar onde, esta última, aí possa organizar-se e desenvolver as suas actividades. Por outro lado foi ainda assinado um acordo de colaboração financeira, no valor de 25.000 €, para apoio à realização de um conjunto de adaptações da sede ora cedida. No habitual ciclo de intervenções, o Sr. Presidente da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, Dr. António Ferraz, para além da natural saudação que dirigiu aos presentes, sublinhou a importância destas acções de reconhecimento do contributo dos ex-combatentes e lembrou uma vez mais todos os que tombaram ao serviço da pátria portuguesa, relembrando as especiais obrigações – não raras vezes esquecidas - do Estado Português, nestas matérias pelo que, nesta ocasião, quis manifestar o seu reconhecimento pessoal e institucional ao Município de Tondela pela colaboração com a Instituição a que preside. Por fim, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, destacou principalmente o exemplo que os ex-combatentes nos legaram, com respeito à acção meritória e espírito de sacrifício que demonstram durante 13 longos anos que durou a guerra de África, sublinhando assim a justeza deste reconhecimento institucional do Município e das suas populações em relação, não apenas em relação aos cerca de 4.000 oriundos do Concelho mas igualmente em relação a todos quantos combateram sob as cores nacionais. Depois das intervenções, foi neste clima, carregado de simbolismo que prosseguiram as comemorações do 26º aniversário da Instituição com um animado almoço convívio e de confraternização entre antigos combatentes, associados e convidados que, de forma merecida, festejavam e evocavam momentos únicos de fraternidade, entre si vividos, num passado recente das suas vidas.