24 Out. 2008

Município promove Educação Alimentar

O problema da obesidade infantil tem vindo a apresentar valores crescentes e preocupantes, sendo inquestionável que a promoção da Saúde Alimentar, no contexto escolar, assume um papel notório no desenvolvimento físico, psíquico, social, emocional e afectivo da criança; No actual contexto, a maioria dos alunos passa a maior parte do dia na escola, tomando aí a refeição do almoço, pelo que o meio escolar é, por excelência, um local ideal para implementar e modificar positivamente os comportamentos alimentares. É pois necessário fornecer uma alimentação saudável, equilibrada e segura aos alunos das nossas escolas, pelo que, de forma crescente, nesta matéria, o Pelouro da Educação do Município de Tondela, tem vindo a desenvolver neste âmbito um trabalho que se alicerça em vectores estruturais, promovendo: A contratação dos serviços de uma Nutricionista com o objectivo da confecção das refeições ser feita de acordo com critérios rigorosos e a elaboração das ementas ser adequada á idade e necessidades nutritivas das nossas crianças para que estas possam ter um melhor rendimento escolar. A realização de Acções de Formação - Alimentação, Higiene e Segurança Alimentar em meio Escolar” destinadas às Auxiliares e Animadoras das Escolas e Jardins de Infância, bem como às manipuladoras de alimentos de todas as entidades que confeccionam as refeições. A colaboração no Projecto Educação para a Saúde – Dia da Fruta do Agrupamento de Escolas de Tondela, através da distribuição de 1 peça de fruta da época a todos os alunos e funcionários, nos meses de Abril Maio e Junho. A colaboração com a Escola Secundária com 3º Ciclo de Molelos na comemoração do “Dia Mundial da Alimentação” através da distribuição de fruta aos alunos e funcionários. Porque “Uma população saudável é uma população alegre e produtiva”, durante este ano lectivo iremos continuar a desenvolver-se acções no âmbito da promoção da saúde nas Escolas e Jardins-de-infância do Concelho com o objectivo de educar para comer bem e de forma saudável.