07 Nov. 2008

Acção de sensibilização para Pais “Álcool, Drogas e Jovens, o que fazer?”

A massificação do consumo de drogas, a sua precocidade, a elevada taxa de morbilidade e mortalidade exige a crescente valorização da prevenção primária no âmbito das toxicodependências. Esta só é possível, através da planificação de uma intervenção em rede, com orientação para a proximidade aos problemas. A Escola é assim, o meio, que pode preconizar a implementação de programas de prevenção, com base na identificação de factores de risco, factores de protecção e características específicas dos grupos destinatários, permitindo a continuidade das intervenções preventivas.

Esta realidade, desde 2002, encaminhou a Autarquia para a assinatura do 1º protocolo com o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), constituindo-se o Plano Municipal de Prevenção Primária, que mobilizou Instituições Locais, tais como a ADERETON – Associação de Desenvolvimento da Região de Tondela; VÁRIOS – Cooperativa de Solidariedade Social, C.R.L.; Sta. Casa da Misericórdia de Vale de Besteiros, Associação de Apoio à Infância Recreio do Caramulo. Cada uma destas Entidades dinamizou projectos de prevenção primária adaptados às suas micro realidades, nos meios familiar, institucional e escolar. A exemplo destes projectos foram realizadas formações em meio escolar no âmbito do PES, destinadas aos docentes do 1ºciclo do Ensino Básico e do Secundário. Também a componente lúdica da prevenção, não ficou descurada, assim, implementaram-se projectos que incidiram na criação de ludotecas fixas e espaços lúdicos itinerantes. O Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências teve a vigência de três anos, através de renovação de protocolos. Hoje a parceria do Município com o IDT é informal, todavia continua activa e profícua, tendo uma vez mais, a Dra. Catarina Duração, Directora da Unidade de Viseu, aceite colaborar nas acções propostas. Neste sentido, o Município em parceria com a Escola Secundária de Tondela, deram continuidade à parceria efectuada no ano lectivo transacto, propondo-se a dinamizar acções de prevenção, transversais às áreas disciplinares, no âmbito da Educação para a Saúde. Nesta perspectiva, deu-se prioridade a acções de sensibilização sobre a temática das toxicodependências destinadas aos Pais e Encarregados de Educação, considerando-se o princípio de que a Escola é um instrumento de proximidade entre os Pais e Filhos, facilitador de procedimentos relacionais e comunicacionais, evitando a “cegueira” que por vezes impede pais e os próprios jovens de ter consciência da gravidade dos seus comportamentos. Assim, no dia 14 de Novembro, pelas 21:00h, no auditório 1 da Acert, irá realizar-se uma acção de sensibilização intitulada “Álcool, Droga e Jovens, o que fazer?, com as presenças, como oradora da Dra. Catarina Durão, Directora da Unidade de Viseu, do IDT, a Dra. Isabel Aberto, Terapeuta Familiar e Docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e uma Mãe. Esta iniciativa pretende-se aberta à comunidade, a todos os que se interessem por esta temática. Assim, surge como fomentadora do diálogo entre pais e filhos, pois vai permitir aos pais terem conhecimento dos sinais de alerta referentes aos comportamentos de consumo. Por outro lado, poderá ser um momento de exteriorização das dúvidas dos pais, uma vez que vão ter oportunidade de serem ouvidos. O conhecimento da percepção dos pais face ao empenho da Escola na prevenção desta problemática, torna-se um objectivo prioritário, de modo a que juntos possam lutar contra este flagelo.