10 Nov. 2008

“Quinta” da Mata na propriedade do Município de Tondela

Associado a uma das conquistas mais importantes da história do Município, dos últimos 35 anos, o passado dia 7 de Novembro ficará para sempre ligado a um dos momentos mais altos do Concelho. No Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, concretizava finalmente uma aspiração antiga que atravessou muitos dos executivos camarários do Concelho. Na presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, foi celebrado entre a TONDELVIVA, Investimentos Urbanos SA e a Família Almeida Cardoso o contrato promessa de compra e venda da Iª Fase do Loteamento do “Vale das Perdizes”, em Tondela, no valor de cerca de 563.000 €.

A Iª Fase daquele loteamento, que se encontra aprovado e que é composta por cinco lotes de construção previa, em simultâneo com o levantamento do respectivo alvará, a cedência de um conjunto de espaços para o domínio público e privado do Município de Tondela. Entre tais espaços, encontram-se os cerca de 26.000 m2 situados na Mata, um espaço privilegiado no coração da Cidade, que o Município de Tondela passará a deter no seu domínio privado, a custo zero. Nas palavras das representantes da Família Almeida Cardoso, foi com imensa satisfação que puderam ajudar a colocar à disposição das populações do Concelho e, em particular, da Cidade de Tondela um espaço com o simbolismo e a importância da Quinta da Mata. Protagonizando esta jornada histórica, era visível, durante a sua intervenção, a satisfação do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta que, nesta altura sublinhou - para além da excelência do negócio do ponto de vista patrimonial – a importância e o significado desta operação que representa o culminar de intensas negociações com a Família Almeida Cardoso no sentido da aquisição por parte da Autarquia de um recinto com as características daquele espaço que tem associado a si uma memória e um simbolismo indissociáveis da comunidade da Cidade e do Concelho, num passado bem recente. A Quinta da Mata assumiu-se, durante largos anos, durante as Festas da Mata, como um fórum de encontro, de comunhão, de fruição e de dinamização da Cidade permitindo que, em torno daquele espaço, com aquelas características, se desenvolvessem um conjunto de actividades de natureza diversa, desempenhando aquele recinto, ele próprio, a consolidação do espírito local da comunidade, fazendo com que os cidadãos, de forma progressiva, vivam entre si e direccionados uns para uns outros, favorecendo pois um espírito comunitário e aproximando as populações localidades, conferindo-lhes uma interpretação harmoniosa do próprio espaço urbano. Este momento representava pois a disponibilização de um espaço magnífico com características únicas e que permitirá manifestamente, a concretização de outros projectos mais ambiciosos para o futuro da nossa Cidade e do nosso Concelho, como a Iª Fase do futuro Parque Urbano de Tondela, dotando-o de equipamentos e infra-estruturas de qualidade, ou seja, mais do que o encerramento de um processo negocial, tratou-se do inicio de uma nova etapa do desenvolvimento de Tondela e das suas Terras.