13 Nov. 2008

Sessão de Abertura do Curso de Calcetaria

Aconteceu, no passado dia 6 de Novembro, pelas 17h00, a sessão de abertura do Curso de Calcetaria, na sala de reuniões do Gabinete de Acção Social, localizado no Novo Ciclo - Ala A. Este curso é financiado pelo POPH, Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito da medida 6.1,”Formação para a Inclusão”, e terá a duração de 800 horas, repartidas por Componente Teórica e Prática em Contexto de Trabalho. A entidade promotora é a ADICES, em parceria com o Programa da Rede Social de Tondela.

A presidir a sessão de abertura estiveram presentes, o Sr. Presidente do Conselho Local de Acção Social de Tondela, Dr. José António Jesus e a Sra. Coordenadora Executiva da ADICES, Dra. Regina Pinto Lopes. Na sua intervenção, o Dr. José António destacou a importância desta Acção de Formação, no sentido de favorecer o desenvolvimento de atitudes e capacidades de aprendizagem nos formandos (as), que visem de forma integrada as dimensões, Pessoal, Social e Profissional. Reforçou a importância da frequência deste curso para os formandos, dado que se trata de um grupo de pessoas com particulares dificuldades no acesso ao ensino / formação, e que aqui têm a possibilidade de adquirir, de forma estruturada a aquisição de competências transversais. A Dra. Regina Pinto começou por contextualizar esta parceria, que se insere na Plataforma “Coesão Social e Territorial” de Desenvolvimento para o Território, para além da já existente, no âmbito do Programa da Rede Social. De seguida fez uma breve apresentação, sobre o histórico e objectivos da ADICES, enquanto Associação de Desenvolvimento de iniciativas Culturais, Sociais e Económicas da sua zona de intervenção. Frisou ainda, a importância desta formação como objectivo de promover mecanismos facilitadores de inserção do público - alvo socialmente excluído ou em risco de exclusão no mercado de trabalho. Estiveram presentes, também, os parceiros do Núcleo Executivo do Programa da Rede Social e do Núcleo Local de Inserção de Tondela, da medida de Rendimento Social de Inserção, com os representantes da cooperativa VÁRIOS, da EB2,3 de Tondela e de Campo de Besteiros, da Segurança Social, do Centro de Saúde de Tondela, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Tondela e a Santa Casa da Misericórdia de Vale de Besteiros.