03 Dez. 2008

Visita à Anta da Arquinha da Moira

No dia 1 de Dezembro o Município de Tondela recebeu um grupo de jovens estudantes, que por volta das 9.30 h visitaram a Anta da Arquinha da Moira (Lajeosa do Dão), monumento classificado como imóvel de Interesse Público. O Guilherme Santos, a Duarte Loio, a Vera Loureiro, a Ascensão e a Ana Carvalho pertencem à turma J, do 12.º Ano da Escola Secundária Alves Martins (Viseu). Os jovens estavam acompanhados por alguns pais, tal como pelo técnico do património cultural da Autarquia, Jorge Arrais, que previamente facultou bibliografia e “conduziu” a visita ao interior do monumento, tecendo algumas considerações sobre a estrutura, pinturas e restauro do monumento megalítico. Esta visita está inserida num projecto de levantamento do património do Distrito de Viseu, com relevo especial nos concelhos limítrofes da Cidade de Viseu. Os objectivos são os de organizar duas visitas de campo, num circuito que contemple vários locais de interesse patrimonial. No final do ano pretendem elaborar um roteiro que referencie todos os locais visitados e estudados. Este Roteiro será editado em livro e, em suporte digital. Os estudantes, de regresso a Viseu, deixaram no ar a hipótese de voltarem para estudar outros monumentos do nosso Concelho.