08 Dez. 2008

“SABER PARA MELHOR CUIDAR”

Realizou-se no passado dia 28 de Novembro, no Auditório Municipal, a 1ª Acção de Informação para prestadores de cuidados a pessoas idosas e dependentes, numa importante parceria entre a Câmara Municipal e do seu Gabinete de Acção Social, do Centro de Saúde e do Hospital de Tondela. A prelecção desta comunicação esteve sob a responsabilidade das Enfermeiras, Raquel Pinto e Magda Costa,o que se traduziu em absoluto sucesso, motivando uma excepcional enchente no Auditório, curiosamente de todas as faixas etárias e de todos os estratos sociais. Toda a imensa plateia não pode, neste caso, lamentar-se de não ter percebido a mensagem pois ela foi tão clara, tão convincente, com uma apresentação impecável de exemplos ao vivo, quer pela Enfermeira Raquel quer pela colega Magda, com o Estagiário Fernando no papel de “paciente”, que ninguém no Auditório, do mais jovem ao mais idoso não a tenha compreendido. Na Sessão Solene de Abertura estiveram, o Vice-presidente do Município, Dr. José António de Jesus, o Presi-dente do Conselho de Administração do Hospital Cândido de Figueiredo, Dr. Cílio Correia e Director do Centro de Saúde de Tondela, Dr. César Branquinho. No uso da palavra, o Dr. José António de Jesus fez um historial dos cuidados de saúde no Concelho, lembrando que vai ficar coberto com as IPSS, com os que estão a ser construídos. Falou das condições habitacionais de alguns munícipes, que o Município está atento a essas dificuldades tentando minorá-las.

Sobre a Acção que estava a decorrer, disse que a Câmara abraçou este projecto com as parcerias importantes, “pois todos nós temos obrigação de trabalhar para esse fim.” O Dr. César Branquinho falou nesta Acção, enaltecendo o trabalho das Enfermeiras Raquel e Magda, analisando o que se tem feito e o que pretende continuar a fazer-se. Já o Dr. Cílio Correia manifestou o prazer de se encontrar ali numa Sessão tão importante, fazendo um historial do que tem sido a vida do Hospital de Tondela, principalmente quanto ao combate à lista de espera, no que concerne ao foro oftalmológico, com o elevado número de consultas aqui efectuadas. Disse que o Hospital de Tondela se associa ao Município e aos outros Serviços, “Pois todos somos poucos nessa cruzada”. Enalteceu o papel do Voluntariado, que é de uma generosidade fantástica, dando de si para ajudar em diversas áreas. Falou ainda das camas de convalescença que irá ter o Hospital, “que se associa nesta Acção “Saber Cuidar Para Melhor Tratar”, congratulando-se por ver ali muitos jovens, mas avisando que iríamos ter mais idosos com necessidade de assistência, terminando assim a sua intervenção: “A Câmara Municipal de Tondela uniu-se para ajudar. Faço votos para que saiamos daqui mais ricos, mais informados.”

Teve depois lugar a fantástica apresentação do trabalho das Enfermeiras Raquel Pinto e Magda Costa, do qual salientamos o seguinte: “A pessoa idosa está sujeita a restrições físicas, emocionais, intelectuais e sociais, dependendo de quem dela se aproxima e da forma como o faz. No entanto, a pessoa deve ser encorajada e incentivada para realizar o máximo de actividades possíveis por si. Se procurarmos fazer, constantemente, tudo para o ajudar, estamos a contribuir para que o seu grau de insegurança e dependência aumentem. Sabemos também que a “ A prestação de cuidados é o momento ideal para estabelecer uma comunicação eficaz e uma interacção positiva com a pessoa.” A prestação de qualquer cuidado fica a cargo do Cuidador, o qual se representa por ser um “ ser humano de qualidades especiais para auxiliar a pessoa dependente, que apresenta limitações para realizar as actividades e tarefas de vida diária, manifestando um forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação.” Foi debatido o tema da Higiene e Conforto da pessoa idosa, nas suas diversas vertentes, sendo com ajuda total ou parcial, realizada no leito, chuveiro ou banheira. Ficando claro que o cuidador deverá ter a capacidade de visualizar a linha “ invisível” da privacidade do Idoso que cuida. Pois de forma alguma o idoso deverá sentir-se exposto durante a prestação de qualquer cuidado, incluindo a Higiene. Foi explorada a sequência da prática da Higiene, bem como os cuidados específicos a ter em conta em cada uma, para que os objectivos da Higiene se consigam atingir, os quais passo a citar: - Promover a higiene e conforto da pessoa; - Estimular a circulação sanguínea e respiração da pele; - Manter a integridade da pele; - Observar a integridade física da pessoa. Tudo para que o idoso se sinta respeitado, com auto-estima na sua própria imagem, que sinta conforto e amparo.

O cuidador deve sempre ter em conta que o acto da Higiene é um prova de confiança e entrega total da intimidade do Idoso a outro, por isso “o cuidador deve saber aceitá-la e respeitá-la sempre!” No final dos trabalhos apresentados, teve lugar naquelas instalações um lanche / convívio.