09 Dez. 2008

COMBATE AO SEDENTARISMO - «SAÚDE EM DIA» - Projectos 2009 - CANDIDATURA

A prática do desporto e da actividade física, é hoje um factor preponderante na prevenção e terapia de muitos males do corpo e da alma. As características comportamentais cada vez mais sedentárias, produzem consequências nefastas, como o aumento da mortalidade e do número de doenças cardiovasculares, neuro-musculares e osteo-articulares.

No Concelho de Tondela possuímos hoje mais instalações e melhores serviços desportivos, por isso mais qualidade na «Oferta Desportiva». No entanto parece-nos que muito há ainda a fazer quanto à prática e à sensibilização para o aumento da «Procura Desportiva». Queremos com este projecto, que se pretende mobilizador dos recursos existentes no nosso Concelho, ir ao encontro desta realidade e possibilitar que a nossa população encontre factores de causa fortemente mobilizadora e motivadora da prática de actividades físicas e desportivas, numa instalação ou espaço desportivo perto de si.

Dando continuidade ao programa de «Combate ao Sedentarismo» que o Município lançou em 2008 e cujo sucesso é manifestamente visível, tanto pelo número de projectos que concorreram como na percentagem de Freguesias intervenientes e, sobretudo, no elevado número de pessoas envolvidas, a Câmara Municipal através do seu Pelouro do Desporto, lança em Dezembro de 2008, nova fase de candidatura destinada a projectos para 2009.

Assim, coloca-se à disposição das Instituições (Juntas de Freguesia, Associações, outras), Técnicos de Desporto (Professores, Monitores, Treinadores, etc.), a possibilidade de apresentarem projectos de intervenção local na área das actividades físicas/desportivas, a fim de contribuírem para a ocupação activa e salutar das populações.

O prazo de candidatura será de 5 a 30 de Dezembro 2008. Outras informações podem ser solicitadas no Gabinete de Desporto do Município de Tondela.