21 Dez. 2008

21º Aniversário da Cidade de Tondela - Apresentação pública do projecto do Parque Urbano da Cidade de Tondela – Iª Fase

Associando-se, de forma muito feliz, a comemoração do XXIº Aniversário da Cidade de Tondela e a apresentação pública do projecto do futuro Parque Urbano da Cidade, o Auditório Municipal parecia pequeno para acolher, no passado dia 18 de Dezembro, as inúmeras entidades e convidados para esta cerimónia de apresentação daquela infra-estrutura da Cidade e do Concelho. Depois da assinatura do histórico acordo entre a família Almeida Cardoso e a TONDELVIVA - Investimentos Urbanos SA – que permitiu transmissão, sem qualquer custo para a Câmara Municipal, para o domínio privado do Município de Tondela dos cerca de 26.000 m2 da Mata - era agora apresentado o projecto do futuro Parque Urbano da Cidade, começando cada vez mais a ganhar forma e a concretizar-se uma aspiração antiga que atravessou muitos dos executivos camarários do Concelho e que representa uma das conquistas mais importantes da história recente do Município para as suas populações, em especial para a sua Cidade.

A apresentação do projecto - que prendeu a atenção dos cerca de duzentos convidados, que ali representavam todos os sectores da sociedade civil do Concelho – transmitiu a todos a ideia daquilo que irá ser o novo espaço, equipado com parques sénior e juvenil, de actividades radicais, com zona de espectáculos e de esplanadas e bar.

Este novo equipamento, que se insere na estratégia do Município nos domínios da requalificação urbana e de criação de novos espaços verdes, constitui-se como uma das obras com maior significado e abrangerá, nesta fase, cerca de 50.000 m2, abarcando a Quinta da Mata e o actual Recinto da Feira. Atendendo às diferentes utilizações previstas, tornou-se crucial a criação de um espaço urbano de grande qualidade funcional, convidando os inúmeros utilizadores a usufruir de todas as suas valências que o espaço irá oferecer.

Associado ao facto de os futuros utilizadores do Parque Urbano procurarem o contacto com a natureza e com o lazer, tornou-se importante atribuir-lhe uma identidade no contexto na Cidade de Tondela. A cerimónia, que se realizou no Auditório Municipal, em Tondela, contou com a presença, para além dos Srs. Vereadores e de um conjunto muito significativo de autarcas da assembleia municipal, das juntas de freguesia e de assembleias de freguesia, de instituições públicas e de entidades religiosas, militares e de cariz associativo. Encerrando esta sessão solene, no uso da palavra, o Sr. Presidente da Câmara descreveu o longo percurso das negociações que conduziram a este desenlace, transmitindo as suas sucessivas vicissitudes até à data.

Lembrou, por outro lado, os seus antecessores, desde Presidentes de Câmara, passando pelos Vereadores e membros da Assembleia Municipal que se empenharam neste processo. Foi pois neste clima de optimismo e de confiança, assentes nas inúmeras conquistas para a Cidade e para o Concelho, durante estes últimos 21 anos, em especial a do futuro Parque Urbano da Cidade, que perspectivou um futuro de confiança e de optimismo, de progresso, de desenvolvimento e de afirmação de Tondela no contexto regional.