16 Jan. 2009

Sr. Bispo da Diocese de Viseu na cerimónia da bênção do Centro Social Paroquial de S. Salvador de Tonda

Depois de, no passado dia 22 de Novembro, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, ter efectuado uma visita às obras do Centro Social e Paroquial de S. Salvador de Tonda, foi a vez de, durante o passado dia 15 de Janeiro, o Sr. Bispo da Diocese de Viseu, D. Ilídio Pinto Leandro, no âmbito da celebração da Festa de Santo Amaro, que decorreu naquela localidade, ter procedido à bênção e ao lançamento da primeira pedra daquela obra. Presente na cerimónia estava igualmente o Sr. Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelos Srs. Vereadores Dr. José António de Jesus e Eng.º António Dinis, para além, claro está, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Dr. João Paulo Tavares, do Sr. Pároco local, Pde. João Pedro, entre outros membros da Junta e da Assembleia de Freguesia, da Comissão Fabriqueira, dos técnicos que acompanham este projecto e do representante da empresa construtora e inúmeros populares que, não obstante a chuva incessante que se fazia sentir, não quiseram deixar de testemunhar este momento. A infra-estrutura, que contará com as valências de apoio domiciliário, lar e creche - com possibilidade de lar de terceira idade e capacidade para 10 camas - foi lançada a 18 de Fevereiro de 2007, vai já num avançado estado de desenvolvimento. É uma obra de solidariedade em favor daqueles que mais precisam de apoio: as crianças e os idosos", frisou D. Ilídio Pinto Leandro, que pediu, durante a cerimónia, "as graças de Deus" para o edifício. Da parte da Câmara Municipal de Tondela, o Sr. Presidente, Dr. Carlos Marta, sublinhou o "investimento significativo, feito pela autarquia, no valor de 250 mil euros, para além da aquisição do terreno, no valor de 100 mil euros, também disponibilizados pela Câmara Municipal". O Sr. Presidente da Câmara aproveitou ainda a ocasião para destacar "a importância de obras como esta para o Concelho de Tondela", desafiando outras entidades a colaborarem no projecto. "A Segurança Social deveria, sem dúvida, apoiar infra-estruturas deste género", afirmou Carlos Marta. Esta obra, depois de concluída será uma resposta importante não apenas na sua área geográfica natural de influência como estará, eventualmente, apta a responder a outras solicitações no domínio social de freguesias vizinhas.