Decorreu no passado dia 30 de Janeiro, a cerimónia de apresentação e assinatura de protocolos – programa “Saúde Em Dia – Desporto Faz Bem”, entre o Município e as Instituições do Concelho, destinados ao desenvolvimento de projectos de “Combate ao Sedentarismo” para o ano de 2009. Após as boas - vindas às Entidades e Técnicos envolvidos, o Sr. Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. António Dinis, efectuou uma breve exposição sobre os projectos desenvolvidos em 2008, salientando o envolvimento das Associações e Juntas de Freguesia que, em conjunto com o Município, prestaram um enorme serviço às populações abrangidas.

O sucesso alcançado em 2008 e a perspectiva de uma maior adesão em 2009, levaram o Município a disponibilizar um apoio reforçado para os novos projectos. Assim e concretizando tal previsão, dos 23 projectos realizados no ano transacto, foram apresentados, este ano, 48 projectos envolvendo 28 Técnicos e abrangendo 24 das 26 Freguesias do Concelho. Um aumento significativo que demonstra o dinamismo do nosso Movimento Associativo e respectivas Juntas de Freguesia. Em seguida foram assinados os respectivos protocolos, com todas as Instituições representadas (Juntas de Freguesia, Associações, Casas do Povo e demais Instituições do Concelho), que irão permitir uma participação activa e regular das populações locais, em actividades físicas e desportivas. No acto final, o Sr. Presidente do Município, Dr. Carlos Marta, que presidiu a esta cerimónia, deixou expresso o seu regozijo pelo trabalho que os Dirigentes Associativos e respectivos Técnicos de desporto, souberam dar aos projectos realizados em 2008, permitindo a prática regular de actividades a um segmento populacional carente desses princípios. Salientou a importância deste programa para as populações das diferentes Freguesias e referiu o empenho do Município neste apoio que considerou fundamental para a qualidade de vida das nossas populações. Lançou ainda o desafio aos Técnicos de Desporto, para que possam dar continuidade a estes projectos, através da aplicação dos seus conhecimentos profissionais numa envolvência plena, capaz de gerar iniciativas locais de emprego, finalizando com um apelo ao empenho, ao dinamismo e à capacidade empreendedora da Juventude do nosso Concelho.