03 Mar. 2009

Estratégia de Respostas Sociais para o Concelho de Tondela em Debate

Numa iniciativa do Município de Tondela, realizou-se, no passado dia 27 de Fevereiro, ao final da tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um importante encontro/debate - presidido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta - respeitante às preocupações sociais no nosso Concelho. Envolvendo todos os protagonistas da rede social do Concelho – com a presença de IPSS’s, da GNR, do Centro de Emprego, agrupamentos de escolas, estabelecimentos de ensino, juntas de freguesia, entre muitas outras instituições do Concelho, com responsabilidades neste domínio e que encheram por completo o Salão Nobre – este encontro teve o seu inicio com a apresentação, por parte do Sr. Vereador, Dr. José António de Jesus, das linhas mestras da futura Carta Social do Concelho, que irá reflectir a partir de uma base objectiva e mensurável alguns dos dados mais importantes para uma estratégia de respostas sociais no nosso Concelho, subjacente a este instrumento de planeamento social. Depois deste primeiro momento e tendo presente a necessidade de se encontrarem algumas medidas concretas de apoio e de solidariedade aos mais carenciados e aos mais desfavorecidos, iniciou-se um período de discussão e debate a este propósito. No quadro de algumas medidas já tomadas, nestes últimos dois anos, pelo Município e interpelados pelo Sr. Presidente da Câmara, os presentes foram dando, cada um deles, o seu contributo e a sua perspectiva para, nas circunstâncias actuais, dar uma resposta eficaz às diferentes necessidades sentidas pelas pessoas e famílias do nosso Concelho, em especial aqueles que se encontram desempregados ou em situação de grave carência social. Foi muito significativo o interesse que este tema despertou nos agentes sociais do nosso Concelho, demonstrado pela sua presença em massa e pelas inúmeras intervenções e participações de qualidade neste debate. Encerrando este encontro/debate, o Sr. Presidente da Câmara não deixou de sublinhar que, esta iniciativa do Município se enquadra numa estratégia para - com dedicação e entusiasmo e com as parcerias indispensáveis a este nível – encontrar soluções e inverter o pessimismo, fazendo com que as pessoas acreditem no presente, de forma a ganharem ânimo necessário para trabalharem com esperança para um futuro melhor.