17 Abr. 2009

“Tondela sem carros”

A Escola Secundária com 3º Ciclo de Tondela em parceria com o Pelouro da Educação e do Ambiente deste Município promoveu no dia 16 de Abril entre as 8.30 horas e as 12.30 horas, o dia “Tondela sem Carros”. Pretendeu-se com este projecto desenvolvido por alguns alunos da disciplina da Área de Projecto do 12º ano da referida escola: Sensibilizar as pessoas para optarem por transporte alternativo ao automóvel particular e demonstrar que menos carros nas zonas urbanas é sinónimo de maior qualidade de vida; Sensibilizar a população para os problemas de saúde, nomeadamente respiratórios, que o uso excessivo de automóveis provoca; Sensibilizar a população para os problemas associados às doenças respiratórias; Divulgar o tipo de doenças respiratórias, a respectiva frequência e as respectivas causas. Neste sentido, foi cortada a circulação rodoviária nas seguintes ruas na zona antiga da cidade: Rua Dr. Simões de Carvalho; Rua Dr. Costa Dias; Praça da República; Rua Cândido Figueiredo; Rua Dr. Abel Lacerda; Rua Combatentes da Grande Guerra. Segundo os alunos envolvidos no projecto, “é necessário promover mais iniciativas destas, a população ainda não está muito sensibilizada para estas temáticas, e houve algumas pessoas que não respeitaram os sinais de sentido proibido.” No decurso desta acção foi distribuído material gráfico de sensibilização para as consequências resultantes da poluição automóvel e dos efeitos associados, nomeadamente, ao nível das doenças respiratórias. O Município continuará sempre disponível para apoiar projectos desta natureza, demonstrando também a sua preocupação neste domínio.