27 maio 2009

Presidente da Câmara na Cerimónia de Bênção do Lar de Idosos e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Tondela

Foi na presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Joaquim Coimbra e dos Srs. Vereadores Dr. José António de Jesus, Eng.ª Carla Pires, Eng.ª Marina Leitão, Eng.º António Dinis, Dr. Cílio Correia e Dra. Helena Coimbra que, Sua Excelência Reverendíssima, o Sr. Bispo da Diocese de Viseu, D. Ilídio Pinto Leandro, presidiu à cerimónia da bênção do Lar de Idosos e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Tondela, no passado dia 23 de Maio.

Igualmente presentes na cerimónia estavam - para além, claro está do Sr. Provedor, Eng.º Carlos Cunha - os restantes membros dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Tondela, o Sr. Reitor da Paróquia de Tondela e Capelão da Santa Casa, o representante do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu e muitos outros representantes das Instituições de natureza civil, militar e religiosa do Concelho. A cerimónia teve o seu inicio, logo após a chegada do Sr. Bispo, D. Ilídio Leandro, com as intervenções do Sr. Provedor, Eng.º Carlos Cunha, do Sr. Presidente da Assembleia Geral, Prof. Dr. Martinho, do representante do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Dr. João Cruz, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta e, a encerrar, de Sua Excelência Reverendíssima, o Sr. Bispo da Diocese de Viseu, D. Ilídio Pinto Leandro. Na sua intervenção, o Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tondela, Eng.º Carlos Cunha, manifestou o seu reconhecimento à Segurança Social, ao Município de Tondela e ao Sr. Bispo pelos diferentes contributos destas entidades para a conclusão definitiva das obras de requalificação do edifício do antigo “Hospital Velho” e respectivo Jardim fronteiro. Na sua intervenção, o Sr. Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia, Prof. Dr. Martinho, pautou a sua intervenção fundamentalmente pelo significado histórico desta intervenção neste edifício emblemático da Cidade de Tondela e pelo simbolismo associado à missão caritativa prosseguida pela Instituição. Já o representante da Segurança Social preferiu sublinhar a importante parceria estabelecida entre a Segurança Social e as diferentes IPSS´S e Misericórdias do Distrito de Viseu, em particular aquela que veio a ser estabelecida com a Santa Casa da Misericórdia de Tondela. Durante o uso da palavra, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta referiu a excelente colaboração institucional do Município de Tondela com a Santa Casa da Misericórdia de Tondela; lembrou ainda a importância deste tipo de trabalho que é desenvolvido por estas instituições nos domínios da solidariedade e da acção social para com os mais necessitados, em particular através dos seus funcionários, que levam aquela que é, em alguns casos, a única atenção dispensada aos mais idosos. Por fim, o Sr. Bispo da Diocese de Viseu, não quis deixar de felicitar a Instituição pelas magníficas instalações de que dispõe nesta sua missão caritativa, encorajando os seus responsáveis na continuação desta nobre missão. Depois desta sessão e na presença das entidades convidadas, o Sr. Bispo, D. Ilídio Leandro, deu inicio à celebração da palavra, procedendo ainda à bênção das instalações e das viaturas da Santa Casa da Misericórdia. A jornada chegava ao fim com o almoço convívio entre todos culminando da melhor forma o encerramento de um ciclo na vida da Instituição, em particular do edifício do antigo hospital que, com a conclusão destas obras dispõe agora de melhores condições de qualidade e conforto a proporcionar àqueles que dele mais necessitam.